Xbox deve continuar demitindo mais e mais funcionários em breve

O fechamento repentino de vários estúdios de videogame na divisão Xbox da Microsoft Corp., como Tango Gameworks e Arkane Studios, foi o resultado de uma iniciativa generalizada de corte de custos que ainda não foi concluída. Esta semana, a Xbox começou a oferecer acordos de demissão voluntária a produtores, testadores de garantia de qualidade e outros funcionários da ZeniMax, dona da Bethesda, que comprou em 2020 por US$ 7,5 bilhões. Outros membros da organização foram informados de que mais cortes estão a caminho.

Funcionários foram surpreendidos com o fechamento inesperado de três subsidiárias da Xbox na última terça-feira. Os fechamentos incluíram a Tango Gameworks, com sede em Tóquio, que no ano passado lançou o jogo de ação aclamado pela crítica Hi-Fi Rush. Tango estava em processo de lançar uma sequência. Durante uma reunião com a equipe da ZeniMax na manhã de quarta-feira, o presidente da Xbox, Matt Booty, elogiou Hi-Fi Rush , mas não especificou porque a empresa fechou o estúdio de desenvolvimento por trás dele.

Xbox
Divulgação

Antes de seu fechamento, a Arkane procurava retornar às suas raízes lançando um novo jogo imersivo para um jogador, como uma nova entrada no jogo Dishonored. Booty garantiu que o fechamento do estúdio, porém, não teve relação com a baixa performance de Redfall.

Jill Braff, a chefe dos estúdios ZeniMax, disse que esperava que a reorganização permitisse à divisão, que também desenvolve Fallout e Doom, colocar mais foco em menos projetos.

“É difícil apoiar nove estúdios em todo o mundo com uma equipe central enxuta e com uma lista cada vez maior de coisas para fazer”, disse ela. “Acho que estávamos prestes a tombar”.

Tanto Tango quanto Arkane lançaram jogos no ano passado e procuravam contratar pessoal adicional à medida que apresentavam novos projetos, o que Booty e Braff sugeriram ser o principal fator por trás de seus fechamentos. Recentemente, a divisão de jogos da Microsoft expandiu-se mais do que qualquer um dos seus concorrentes através das aquisições da ZeniMax e da Activision Blizzard por mais de 76 mil milhões de dólares combinadas. Em fevereiro, a Microsoft cortou 1.900 empregos, principalmente na Blizzard.

Nos últimos anos, o Xbox investiu profundamente no Xbox Game Pass, um serviço de assinatura que oferece acesso ilimitado a centenas de jogos para download por uma taxa mensal. Para preencher o serviço com novos atrativos, o Xbox adquiriu dezenas de estúdios, incluindo empresas conhecidas por criar jogos menores, como a Double Fine, com sede em São Francisco.