Qual é o futuro do FIFA no mundo dos jogos? Qual é o futuro do FIFA no mundo dos jogos?

Qual é o futuro do FIFA no mundo dos jogos?

Divulgação/EA

FIFA é o maior sucesso de esportes nos videogames, apesar da franquia ter tido muitos altos e baixos, o clássico jogo de futebol, passou quase 30 anos nos presenteando com vários títulos que foram realmente inesquecíveis. Porém, a franquia de jogos eletrônicos FIFA como conhecemos está perto do fim, a EA Games e a FIFA estão prestes a se separarem. Entenda como toda esta história aconteceu.

O início de uma parceria vitoriosa

O início da parceria entre a FIFA e EA Games já vem de longa data, tudo começou lá nos anos 90, quando ambas gigantes fecham acordo para produzir um jogo de futebol com jogadores licenciados, algo inovador para a época. Esta história tem início na era do Super Nintendo, lembram do nosso queridíssimo Super Star Soccer? Então ele não possuía personagens licenciados, o lendário Allejo por exemplo, era na vida real o Bebeto.

Por mais que a EA Games estivesse criando vários marcantes jogos de esportes na época que existem até hoje, o FIFA no SNES não teve tanto sucesso e o boom da franquia veio na 5ª geração. Com o lançamento de consoles como o Playstation e Nintendo 64, foi possível trazer jogos mais envolventes e o futebol pode se tornar 3D. Vimos isto com o lançamento do FIFA 97, que chamou muita atenção inovando nos gráficos com personagens poligonais.

Qual é o futuro do FIFA no mundo dos jogos?
Divulgação/EA

Logo em seguida veio a consagração da franquia e um dos jogos marcantes da franquia FIFA que redefiniu os jogos de futebol, FIFA 98: Road to World Cup. O jogo foi um estrondoso sucesso, você podia criar um jogador, jogar com todas seleções da Copa do Mundo da França e ainda o jogo contava com trilha sonora, quem jogou com certeza deve lembrar de Song 2 do Blur.

FIFA lidera em meio a poucas inovações

Após isto a franquia continuou expandindo sua marca e começou a fazer lançamentos praticamente anuais. Após a geração do Playstation 2 a EA Games conseguiu praticamente vender um FIFA novo a cada ano, pouca coisa modificando o anterior, alterando as capas com jogadores famosos Thierry Henry, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho entre outros. Esta época dos anos 2000 foi marcada por uma EA Games na zona de conforto, que deu brecha para a Konami voltar ao mercado como seu Pro Evolution Soccer.

Qual é o futuro do FIFA no mundo dos jogos?
Divulgação/EA

Inclusive o PES, como é também chamado, conseguiu emplacar mesmo, pois nesta era o único FIFA realmente inovador foi o FIFA 2003. O título possuía um tipo de controle mais dinâmico e também foi lançado para o XBOX, o resto eram títulos bons com poucas melhorias. A Konami conseguiu emplacar o Pro Evolution Soccer 6 (Winning Eleven: Pro Evolution Soccer 2007), tido como um dos melhores jogos de futebol da época, até hoje o jogo é utilizado por trás do famoso Bomba Patch.

Por mais que a FIFA teve que brigar com PES, a franquia ainda tinha uma base grande bem estabelecida. Um dos motivos é que PES tem uma jogabilidade um pouco mais arcade que FIFA e não detém direito de tantos jogadores. A EA também nessa época tentou fazer sucesso com a série FIFA Street, que até foi muito relevante na época, focando em um jogo mais divertido, menor e com muitos dribles.

Qual é o futuro do FIFA no mundo dos jogos?
Divulgação/EA

A EA só se mexeu para fazer um jogo realmente inovador lá em 2009, FIFA 10, pode ser considerado o maior ponto alto da franquia. O jogo contava com gráficos excelentes, uma ótima jogabilidade com melhores passes e dribles de 360 graus, fora a atenção que o manager mode ganhou com mais opções, sendo o jogo de futebol com maior nota no Metacritic (91).

Aliás, com FIFA 10 a franquia começou a disparar muito em relevância em relação a PES, atualmente, FIFA hoje é o sinônimo de simulador de futebol e jogo de esporte mais jogado da atualidade. Inclusive, como o jogo atualmente é bem focado na disputa de jogos online, também, são organizados grandes torneios de esports em torno de FIFA, com prêmios milionários e atletas profissionais renomados. Pela Rivalry, que é especializada em esports, por exemplo, você pode apostar em FIFA nas partidas mais empolgantes dos esports o ano inteiro.

Na década de 2010, também vieram bons jogos, inclusive outro título que vale ser ressaltado é o FIFA 13, que possuía um multiplayer online muito bom e o modo Ultimate Team ficou muito bem concebido nesta edição. Apesar dos grandes pontos altos, o modelo de negócio da franquia sempre foi bem criticado, por pouco inovar e possuir vários lançamentos.

Divulgação/EA

Electronic Arts e FIFA parecem estar no fim de uma parceria de longa data

Agora estamos no FIFA 22, o jogo vai muito bem e praticamente só disputa mercado com o EFootball. Mesmo assim, parece que o fim de FIFA como conhecemos já estava se tornando cada vez mais uma realidade. A EA Games e a FIFA parecem discordar como veem a parceria entre elas.

Em outubro de 2021 a FIFA pediu à EA Games impressionantes 1 bilhão de dólares (5,5 milhões de reais na época) para renovar com a franquia de futebol, o dobro do valor praticado anteriormente. Além do valor alto, existem limitações de exclusividade que também pesam na balança, com isto a FIFA parece querer explorar mais o nome FIFA, ao invés de fechar acordo como sempre fez antes.

Divulgação/EA

O contrato de 10 anos entre as empresas acaba neste após a Copa do Mundo, a EA Sports, acha que é o momento de se separar da limitação da marca FIFA. A EA Sports acha que deveria também ter direito nos torneios de esports do jogo como também em produtos digitais como NFTs.

Uma declaração recente de Andrew Wilson, Diretor Executivo da EA Games, diz que a forma atual que a FIFA estipula, limita a marca, pois atualmente os jogadores estão em busca de novos modos de jogos e outros recursos mais atrativos para o jogo e isto seria só um dos pontos que limitam a evolução do game, conforme noticiado pelo Terra.

O futuro da parceria entre as empresas parece incerto, porém a EA Games já registrou a patente de EA Football no Reino Unido, dando indícios que este poderá ser um novo nome e rumo para a empresa. Porém como ficará a marca FIFA nessa história? Estes são fatos que ainda poderemos saber este ano.