O jogo Pokémon GO atingiu oficialmente uma receita de $1,8 bilhões em seu aniversário de dois anos. O aplicativo criado pela Niantic conquistou o mundo quando foi lançado em julho de 2016 e provou ser um imenso sucesso ao atrair jogadores de todo o mundo.
Criado em parceria com a Nintendo e baseado na franquia Pokémon, o jogo para celular se utiliza da realidade aumentada para permitir que o jogador se torne um treinador de Pokémons. Para isso, o jogador cria seu avatar, que se move conforme o jogador se move no mundo real. Para progredir, capturar Pokémons diferentes e visitar locais diferentes, os jogadores têm que viajar fisicamente para vários destinos. Por conta do amor que os fãs têm pela franquia Pokémon, o jogo rapidamente se tornou uma febre e teve uma reação bastante positiva, pois fazia que com que os jogadores praticassem atividades fora de casa.
Em um relatório da SensorTower, foi revelado que o aplicativo fez uma receita impressionante de US $1,8 bilhões. O aplicativo acaba de celebrar seu aniversário de 2 anos e os números mostram que os jogadores ainda gastam mais de US $2 milhões por dia usando o aplicativo. Embora a excitação em torno do lançamento do aplicativo tenha diminuído nos últimos 24 meses, ele ainda se mostra um jogo muito popular para todas as idades. Estimou-se que o jogo quebrou o marco de US $1 bilhão em janeiro de 2017 e esses novos números indicam que não está longe de alcançar US $2 bilhões.
Com a confirmação desses números, o detalhamento da receita do aplicativo também foi divulgado, mostrando quais países gastaram mais com o aplicativo.Os Estados Unidos são responsáveis por 34% da receita do jogo, com o Japão seguindo com 28%.Também foi divulgado que o jogo recebeu a maior parte de sua receita por meio dos downloads do Google Play, que representam 58% de sua receita.
Mesmo que a intensidade em torno do aplicativo tenha diminuído significativamente desde o seu lançamento inicial, ele ainda é muito amado por antigos e novos fãs de Pokémon – ele ainda se mantém como um dos 10 principais aplicativos de maior bilheteria em 21 países. Com novos conteúdos sendo continuamente lançado, é provável que o jogo não tenha uma queda de interesse em breve. De fato, com o desenvolvimento da tecnologia do aplicativo – como poder trocar Pokémons com outros usuários – é provável que o segundo ano de aniversário tenha um pico no interesse do Pokémon GO mais uma vez.