Nintendo anuncia compra da Shiver Entertainment, estúdio de Hogwarts Legacy

A empresa japonesa de videogames Nintendo anunciou nesta terça-feira a aquisição da empresa americana Shiver Entertainment, que produziu títulos como Hogwarts Legacy e o remake de Mortal Kombat 1 em seu console Switch. A Shiver Entertainment, fundada em 2012 e agora subsidiária da Nintendo, é uma empresa de desenvolvimento de videogames que fez parceria com editores e outros desenvolvedores para criar títulos em grande escala e adaptar videogames para múltiplas plataformas, incluindo o Nintendo Switch.

“Ao dar as boas-vindas à experiente e talentosa equipe de desenvolvimento da Shiver, a Nintendo pretende garantir recursos de alto nível para portar e desenvolver títulos de software”, afirmou a empresa em comunicado. “No futuro, mesmo depois de se tornar parte do grupo Nintendo, o foco da Shiver permanecerá o mesmo, continuando as comissões que portam e desenvolvem software para múltiplas plataformas, incluindo Nintendo Switch.”

A incorporadora e distribuidora com sede em Kyoto, no oeste do Japão, não especificou quando espera a conclusão da compra nem o valor da operação.  A Nintendo não adquiria um estúdio desde a compra da canadense Next Level Games em 2021, responsável por franquias do conglomerado japonês como Super Mario Strikers e Luigi’s Mansion.

Nintendo
Divulgação

A Shiver Entertainment está por trás das adaptações de Hogwarts Legacy e Mortal Kombat 1 para o console Switch, a plataforma mais antiga e menos poderosa da geração, e no caso deste último título foi recebido de forma morna devido ao seu declínio de qualidade. Este movimento estratégico marca um passo significativo para a Nintendo, conhecida pela sua abordagem cautelosa de aquisição.

A Nintendo irá adquirir 100% das ações em circulação da Shiver Entertainment, tornando-a uma subsidiária integral. A aquisição ocorre em meio a uma onda de consolidação na indústria de jogos, com muitas empresas buscando reforçar seus portfólios e capacidades de desenvolvimento após ondas de demissões. Para a Nintendo, esta aquisição faz parte de uma abordagem equilibrada que inclui a construção de recursos internos e ao mesmo tempo a manutenção de relacionamentos sólidos com desenvolvedores terceirizados. A Square Enix revelou recentemente uma estratégia semelhante.