Navegador da Xbox, o Edge, irá ter atualizações significativas Navegador da Xbox, o Edge, irá ter atualizações significativas

Navegador da Xbox, o Edge, irá ter atualizações significativas

Divulgação/Pixabay

Quantas vezes você não tentou acessar alguns websites ou páginas web através de sua console? Contudo, ora por ser um navegador muito lento ou porque a própria console não tem uma capacidade de processamento grande no carregamento de certas páginas, muitos jogadores acabavam se frustrando muito com toda sua experiência no navegador Edge, de seu Xbox. Mesmo se o console fosse mais recente, esse problema acabaria persistindo.

Navegador da Xbox, o Edge, irá ter atualizações significativas
Divulgação/Pixabay

Percebendo exatamente essa problemática, que não é só comum à Xbox, mas também a outros concorrentes, a Microsoft tenciona atualizar e agilizar muito toda a capacidade de seu navegador Edge para seus consoles. Tendo agora como nome “Edge Chromium”, esse browser promete ser mais rápido, apelativo e ágil, como forma de você ter a melhor experiência possível navegando em seus websites favoritos, mesmo que eles acabem requerendo uma capacidade de processamento mais elevada.

Se espera que, após essas atualizações, seja possível até jogar alguns títulos presentes em websites. Tal pode acontecer com, por exemplo, jogar, sem dificuldades, o famoso título Farmville no Facebook, o poker no GGPoker ou até mesmo jogar diferentes mini jogos em websites muito conhecidos como o famoso Miniclip. Felizmente, não faltam oportunidades de se divertir ao máximo, mesmo que não seja nos jogos do console.

Parcerias com grandes websites poderá ser resposta

Com certeza que os aplicativos, que você tem em seu televisor, acabam fazendo com que consiga contornar muitos dos problemas que os browsers das consoles apresentam em seus navegadores. É, por isso, um hábito regular de um jogador acabar preferindo ir ao aplicativo do Youtube, ao invés de ir diretamente ao browser do Xbox e tentar assistir aos vídeos a partir daí.

Também por isso, como acontece com o caso da plataforma de streaming Google Stadia, se espera que o “Edge Chromium” acabe tendo várias parcerias e até extensões para conseguir agilizar ao máximo todo o processo de busca e navegação em seu browser. Com certeza que essas ligações privilegiadas irão poupar muito tempo de processamento de páginas, fazendo com que o jogador possa realmente ter uma alternativa capaz ao seu browser no celular, desktop ou qualquer outro dispositivo eletrônico.

Ainda assim, é crucial entender que o principal foco dos responsáveis de construção do Xbox é sua capacidade gráfica, de armazenamento e todas as outras componentes que permitem que você consiga ter a melhor experiência de jogo possível. Logo, seu browser, apesar de estar sendo melhorado constantemente, sendo alvo de atualizações, acabará estando sempre em segundo plano na Xbox. Relembramos que a concorrência no mundo do gaming online é gigante, pelo que o Xbox tem de estar constantemente se reinventando.

Maiores lançamentos da indústria não esquecem o Xbox

Mesmo não sendo o console que mais vende em termos globais, é importante notar que, em grande parte dos maiores lançamentos de jogos online do ano, o Xbox não costuma ser esquecido. Para além disso, existem vários títulos que acabam sendo de exclusividade do Xbox. Ou seja, você apenas os conseguirá jogar se tiver seus consoles. Contudo, essa “luta” entre produtoras é muito comum nessa indústria de gaming online cada vez mais competitivo, mas também lucrativo.

Isso porque, atualmente, o mercado de jogos online no Brasil, mas também um pouco por todo o mundo, nunca foi tão grande como agora. Claramente a qualidade dos jogos está melhorando significativamente, ao mesmo tempo que esses últimos lançamentos de consoles, como é o caso do Playstation 5, tenta responder ao máximo ao aumento de qualidade gráfica, interatividade e jogabilidade desses novos títulos.

Resta agora perceber, como é o caso do navegador que o Xbox apresenta, todas os outras componentes em redor de um console conseguirão acompanhar a evolução na qualidade dos mais diferentes setores tecnológicos. Será que, em um futuro próximo, tanto a Sony como a Microsoft sentirão a necessidade de estarem lançando mais frequentemente consoles mais avançadas e capazes, como forma de responder à demanda dos produtores de jogos e dos próprios jogadores?