Jogos e a humanidade: um olhar acadêmico e um olhar econômico Jogos e a humanidade: um olhar acadêmico e um olhar econômico

Jogos e a humanidade: um olhar acadêmico e um olhar econômico

Divulgação/Pixabay

Os jogos estiveram presentes na cultura humana desde muito tempo, de modo que há registros que apontam para o surgimento de jogos educativos já no século XVI na Grécia e em Roma. 

Portanto, nota-se que o desenvolvimento humano, especialmente no período infanto-juvenil, teve e tem contato direto com jogos e brincadeiras.

Atualmente, jogos (eletrônicos ou não) são assunto de interesse da academia e de inúmeros projetos de qualificação em diversas Universidades. Um exemplo disso é um TCC pronto em Brasília, da UNB, onde o assunto central é a atuação do jogo de xadrez no desenvolvimento de capacidades cognitivas. 

Logo, assume-se que, nos dias de hoje, os jogos sejam vistos de uma forma totalmente diferente da que eram anos atrás, onde eram sinônimos de distração e reprovações escolares.

Histórico e presente momento

O intuito dos jogos no período antigo era puramente didático, envolvendo o ensino de letras e o aprendizado do alfabeto. No entanto, com o passar do tempo, a educação tomou um caráter mais disciplinar e sério. Logo, a sociedade passou a ter a visão de que os jogos eram estritamente voltados para o divertimento e a distração.

Contudo, logo após o final do Renascimento, marcado pelo fim da Revolução Francesa, os jogos se tornaram extremamente comuns entre crianças, adolescentes e até adultos. Também neste momento os jogos passaram a ser vistos como uma fonte de diversão, além de estimular o desenvolvimento da inteligência e fomentar soluções para situações problema.

Nos dias atuais, vemos jogos no âmbito acadêmico, retratados em filmes e conseguindo fazer a economia girar de forma quase insuperável. Realmente, hoje em dia os jogos eletrônicos representam uma das mais expressivas indústrias no mundo.

Portanto, falaremos um pouco sobre projetos e pesquisas relacionadas diretamente com a cultura de jogos e seus efeitos na sociedade e também discutiremos um pouco sobre esse mercado e sua expressividade.

Jogos eletrônicos – imersão e resolução de problemas

Dentre todas as classes e categorias de jogos existentes, os jogos eletrônicos com certeza estão em alta. Independente do seu gênero, com o avanço da tecnologia, a tendência é que surjam cada vez mais jogos eletrônicos. Inclusive, vemos atualmente jogos clássicos tendo seu modelo físico substituído por um modelo eletrônico, como por exemplo o xadrez e o gamão online.

Desse modo, a primeira pesquisa que iremos pautar é relativa a esta classe de jogos, especificamente. 

Segundo o artigo Jogos Eletrônicos Como Conceito Chave Para o Desenvolvimento de Aplicações Imersivas e Interativas para o Aprendizado do ano de 2006 de Gláucio Aranha da UFJF, os jogos eletrônicos podem ser vistos como ferramentas essenciais para o treinamento educacional e mental de estudantes. 

Ainda, princípios como imersão e interatividade podem contribuir para o aprendizado como um instrumento altamente motivacional. Através de um rápido olhar nesta pesquisa podemos ver como o assunto ‘’Jogos’’ está em alta no campo acadêmico.

Jogos coletivos e cognição

Já, o segundo artigo que iremos pautar trata da relação entre jogos e esportes coletivos com capacidades cognitivas e tomadas de decisão.

De acordo com o artigo Cognição e Ação nos Jogos Esportivos Coletivos de Cristino Julio Alves da Silva Matias, são essenciais o uso de informação e a tomada de decisões de maneira imprevisível, a fim de se adaptar à imprevisibilidade dos diferentes esportes em conjunto.

O artigo ainda traz a informação de que o atleta precisa solucionar, por meio de sua interpretação cognitiva, os processos e problemas presentes no contexto do jogo. Além de sua capacidade cognitiva, conta-se também com a aptidão motora do atleta para performar a tomada de decisão executada em determinado lance ou jogada.

Jogos e esportes em um contexto econômico

Agora que vimos um pouco de como jogos, atividades lúdicas e educacionais, esportes e competições em conjunto podem estimular o desenvolvimento cognitivo de uma pessoa, é hora de analisarmos uma possível outra razão para se adentrar nesse mundo.

Os esportes, sabidamente, sempre foram uma fonte de renda atrativa. Alguns mais, outros menos, no entanto, é uma maneira e uma esperança para muitas pessoas que desejam ter uma condição financeira confortável.

Isso é notável ao vermos os salários de técnicos, jogadores de futebol, de basquete, e lutadores profissionais. É óbvio que os esportes atualmente são uma área altamente buscada e desejada por muitos, o que torna cruel a competição para se ascender neste mercado. Porém, com a ascensão, este mercado realmente garante altas remunerações.

Quanto aos jogos eletrônicos, uma análise mostra que no ano de 2020 (o primeiro da pandemia) o mercado dos Games movimentou 120 bilhões de dólares ao redor do mundo, os quais são oriundos da venda de jogos, venda de conteúdos dentro do próprio jogo e assinaturas de serviços digitais.

Tendo todas essas informações benéficas em mente, que tal dar uma olhada em como entrar nesse mercado que mostra índices de crescimento estrondosos ano após ano?