Jogos de luta Jogos de luta

Jogos de luta que fizeram sucesso nos anos 90

Divulgação

A cada ano que passa, os video games marcam uma nova geração. Hoje, o destaque fica por conta da realidade virtual, dos gráficos potentes e da similaridade impressionante com o mundo real. Parece até brincadeira, mas muitas vezes é fácil esquecermos de que estamos jogando e não assistindo a uma produção hollywoodiana.

Mas nem sempre foi assim. Lá nos anos 1990, os games eram bem mais simples, mas nem de longe menos importantes do que os de agora. Quem nunca virou a noite em um clássico Playstation 1Super Nintendo ou Sega Saturn que atire a primeira pedra!

Se o jogo fosse de luta então, piorou. Eram horas e horas na frente do console tentando acabar com o adversário para passar de fase ou então desbloquear um personagem especial.

Como não podia ser diferente, algumas franquias da época entraram para e história, bateram recordes impressionantes de vendas e revolucionaram a jogabilidade dos eletrônicos de combate. Para se ter uma ideia, o sucesso foi tão grande que alguns títulos viraram animes, filmes e séries elogiadas pela crítica.

Ficou curioso? Então confere abaixo três dos melhores games de luta da década de 1990!

Street Fighter II (1991)

Street Fighter II com certeza ficará guardado para sempre na memória dos amantes dos jogos de luta. O game, que foi lançado em 1991 para os sistemas de arcades, fez um sucesso arrebatador e inovou com a implementação de golpes especiais e um sistema de combos, manobra que não existia no primeiro título da franquia e, acredite se quiser, foi desenvolvida por meio de um bug!

E não parou por aí. Os fãs também viram surgir a possibilidade de escolher 8 personagens diferentes de diversas nacionalidades, cada um com um estilo de luta diferenciado. Quem não se lembra do Blanka, o homem-besta brasileiro marcante por sua cor verde e pelos golpes ferozes?

Mas, apesar de tanta novidade, é claro que os queridinhos dos gamers continuaram sendo os grandes protagonistas, Ryu e Ken.

Impulsionada por essa dupla dinâmica, a Capcom bateu recordes e registrou a grande marca de ter alcançado cerca de 25 milhões de pessoas em apenas três anos, e tudo isso somente nos Estados Unidos.

Quer mais? Estima-se que o jogo tenha lucrado 10 bilhões de dólares. Um número impressionante que fez com que Street Fighter II se tornasse o game de luta mais vendido da história até o ano de 2019. Um verdadeiro Hadouken na cara da concorrência!

É por essas e outras que o título SFII foi considerado como um dos melhores video games dos anos 90 e é lembrado até hoje como uma das criações mais influentes de todos os tempos no estilo combate dos consoles.

Mortal Kombat III (1995)

Já que estamos falando de clássicos, seria impossível não mencionar o terceiro game da franquia Mortal Kombat. Lançado para os arcades pela Midway Games, em 1995, o jogo eletrônico veio com a promessa de repaginar uma série que já tinha caído nas graças dos amantes de combates.

Mortal Kombat III chegava ao mercado cheio de novidades. Logo de cara o destaque ficava por conta dos famosos combos, técnica inovadora lançada no Street Fighter II. Além disso, os gamers agora podiam correr com seu personagem, graças a um botão específico, e também tinham mais uma opção para os famosos golpes finais. Surgia então o animality, desfecho onde o lutador se transformava em um animal para acabar de vez com o adversário.

Porém, nem tudo saiu tão bem como o planejado. Personagens marcantes, como Kitana e Scorpion, ficaram de fora do novo título e fizeram com que os desenvolvedores lançassem uma outra versão, ainda no mesmo ano, repleta de atualizações: o Ultimate Mortal Kombat 3.

Amadas por uns e nem tanto por outros, as polêmicas modificações ganharam fama e fizeram parte da história de um game emblemático que marcou uma geração.

Tekken III (1997)

Tekken III foi outro jogo muito presente na lista dos apaixonados pelo estilo combate para consoles. Lançado pela Nanco primeiramente nos arcades, em 1997, o terceiro título da franquia Tekken bateu recordes de vendas e é até hoje o sexto game mais vendido da história do Playstation.

Com ótima jogabilidade e uma série de combos especiais, Taken III ganhou uma atenção especial do povo brasileiro. E muito desse amor veio graças a Eddy Gordo, personagem canarinho que arrasava os adversários com golpes letais de capoeira.

E para quem não queria jogar com o brazuca, sem problemas. O jogo ainda disponibilizava outros 22 lutadores, incluindo novos nomes que se tornariam pilares da série nos anos seguintes, como Jin Kazama e Ling Xiaoyu.

O game, que também contava com outros dois modos, o Takken Force e Tekken Ball, virou um verdadeiro fenômeno e atingiu o número incrível de 7,16 milhões de cópias comercializadas.