Greve dos dubladores de games começa nos EUA

Um dos sindicatos de dubladores de games, a Screen Actors Guild – American Federation of Television and Radio Artists (SAG-AFTRA), entrou em greve nos Estados Unidos na última sexta-feira, 21.

Muitos estúdios importantes como: Activision, Blindlight, Corps of Discovery Films, Disney Character Voices, Formosa Interactive, Insomniac Games, Interactive Associates, Take-Two, VoiceWorks Productions e Warner Bros Games, Inc. serão afetados pela greve, o que pode acarretar sérios atrasos para jogos em desenvolvimento.

O impasse entre os artistas e os estúdios está na porcentagem que os dubladores recebem. Enquanto os estúdios aceitaram aumentar para 9%, a SAG-AFTRA defende que os dubladores devem receber uma porcentagem com base no corte de vendas para cada jogo que trabalharem, além da taxa regular.

O sindicato ainda defende sessões de gravações com duração de duas horas para evitar quaisquer danos físicos, mas ainda no valor de uma sessão com quatro horas de duração.

Nós como fãs, só podemos esperar a resolução rápida desse impasse, pois uma das mais importantes faces dos games é justamente a dublagem e, artistas como: Troy Baker, David Hayter e outros elevam muito a qualidade dos games.