eSports | Arábia Saudita cria “Copa do Mundo” da modalidade

Divulgação

A demora foi grande, mas finalmente uma boa notícia chegou para o mundo dos eSports. O governo da Arábia Saudita anunciou a criação de uma Copa do Mundo de esportes eletrônicos, com direito a diversas modalidades e premiações que, de acordo com a organização, prometem ser as maiores da história da modalidade.

O anúncio do campeonato de eSports foi feito pelo príncipe Mohammed bin Salman, que comanda o regime ditatorial saudita. O comunicado foi feito nesta segunda-feira (23) durante a realização da conferência The New Global Sport Conference.

A realização de uma Copa do Mundo é um grande passo para a solução de uma discussão que vem acontecendo há anos. Muitos jogadores se questionam e até sonham com a presença dos eSports nas Olimpíadas, como uma modalidade olímpica. O Comitê Olímpico Internacional revelou recentemente, inclusive, que tem planos de criar Jogos Olímpicos de eSports.

Divulgação

A novidade foi anunciada por Thomas Bach, presidente do COI, durante a cerimônia de abertura da 141ª Sessão do COI, em Mumbai, na Índia. A organização vem tentando chamar a atenção de pessoas mais jovens para restaurar o interesse pelos Jogos Olímpicos e começar pelos eSports seria realmente um ótimo passo.

“Acreditamos que os esportes virtuais podem ajudar a promover os valores de excelência, amizade e respeito que estão no cerne dos Jogos Olímpicos, e que podem inspirar jovens de todo o mundo a se envolverem em esportes e a levarem estilos de vida ativos e saudáveis”, disse Bach em setembro.

Para os possíveis futuros Jogos Olímpicos de eSports, o órgão prioriza jogos que simulem esportes reais, como Tic Tac Bow para tiro com arco, Zwift para ciclismo, Gran Turismo 7 para automobilismo, entre outros. Há anos o COI vem sendo criticado por excluir jogos eletrônicos populares, como League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive e Rainbow Six Siege, por considerá-los violentos.

Vale lembrar que há anos os Jogos Asiáticos costumam incluir jogos como LoL. A edição de 2023 contou com Arena of Valor, Dota 2, Dream of the Three Kingdoms 2, FIFA, Hearthstone, PUBG Mobile’ e Street Fighter V.

Os detalhes da Copa do Mundo ainda não foram divulgados, mas devem ser anunciados em breve. Segundo o comunicado, os games mais populares do mercado farão parte do evento. Não se sabe ainda o valor da premiação.