Depois de enfrentar alguns problemas nos últimos anos, a E3 2023 deveria ser o retorno triunfante do evento, com dias separados para a imprensa e o público. No entanto, infelizmente, a E3 2023 não acontecerá, pois foi cancelada. O evento aconteceria entre os dias 13 e 16 de junho.
De acordo com um relato da IGN, a organização responsável pela E3 enviou e-mails informando que o evento não conseguiu gerar interesse suficiente para ser realizado em uma escala que refletisse o tamanho, a força e o impacto da indústria. Por essa razão, foi decidido que a E3 deste ano não acontecerá nem em um formato físico, nem digital. A conta oficial da E3 no Twitter confirmou a notícia pouco depois.
News on #E32023 from the source. pic.twitter.com/BK7TUlb8mZ
— E3 (@E3) March 30, 2023
“Esta foi uma decisão difícil por causa de todo o esforço que nós e nossos parceiros colocamos para fazer este evento acontecer, mas tínhamos que fazer o que é certo para a indústria e o que é certo para a E3. Agradecemos e entendemos que as empresas interessadas não teriam demos jogáveis prontas e que os desafios de recursos tornaram a E3 neste verão um obstáculo que eles não conseguiram superar. Para aqueles que se comprometeram com a E3 2023, lamentamos não poder apresentar a vitrine que você merece e que você espera das experiências de eventos da ReedPop”, disse o vice-presidente global de jogos da ReedPop, Kyle Marsden-Kish.
E3 2023 perdeu muito do seu prestígio, já que a Sony, Xbox e Nintendo, que têm tido uma relação complicada com o evento nos últimos anos e optado por realizar seus próprios eventos, anunciaram que não participariam. Além disso, a Ubisoft, que anteriormente havia se comprometido a comparecer caso o evento ocorresse, também desistiu recentemente. De acordo com a IGN, a Sega e a Tencent também não estarão presentes. Fontes informaram que outras editoras também planejam desistir, embora ainda não tenham feito anúncios oficiais.