E3 2015 | O verdadeiro inicio da geração

Outro ano, outra Electronic Entertainment Expo, mais conhecida como E3. Vamos admitir que o evento foi bem fraco nos últimos dois anos. Teve anúncios mornos e não supriu as expectativas. Este fato talvez se dê, provavelmente, porque a geração estava em seu inicio. O lançamento do PlayStation 4 e Xbox One foi no final de 2013. O que havia para anunciar?

Então acontece a E3 2015.

Este é o momento em que a geração realmente tem inicio. Aqui ela começa a andar com as próprias pernas e desenvolver títulos que serão lembrados daqui há dez anos ou mesmo para sempre. O evento termina hoje e, com o fator da E3 2015 ter sido tão memorável, decidimos fazer um resumão de tudo o que rolou.

A primeira conferência que abalou significativamente as coisas foi da Microsoft. Claro, antes tivemos anúncios fortes. Dishonored 2 (com nova protagonista), Fallout 4 e até mesmo o retorno de DOOM para os videogames. É mole? DOOM com certeza vai abalar uns corações por aí.

O evento deste ano possuía algumas coisas bem esperadas. Esperava-se mais do desenrolar da saída de Kojima da Konami, porém, tudo o que ganhamos foi um trailer de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain capaz de explodir a mente. Ainda na conferência da Microsoft, parando os corações de vez, vemos o segundo trailer de Rise of Tomb Raider. Não foi como na última E3, em que vimos apenas uns fiapos de cabelo da Lara. Não. Agora vimos coisa real. Gráfico e um pouco da jogabilidade. Esse último item parece igual.

Assista ao trailer de MGS V abaixo. Imperdível. Mindblow.

Nada novo, a Microsoft anunciou Gears of War 4. Seu único exclusivo de real peso. Desculpem, mas é verdade.

Talvez a conferência da Sony foi o que encerrou a E3 com chave de ouro. Trazendo mitos à vida, The Last Guardian finalmente vai sair do baú onde se escondia e vir para o mundo. O jogo ganhou um vídeo de gameplay e a lenga-lenga foi, por enquanto, encerrada. Depois, dando vida aos rumores, Final Fantasy VII ganhará seu tão esperado remake (o anuncio, no vídeo abaixo, quebrou a internet). Cloud e Sephiroth em full HD? É brincadeira? Nada de brincadeira aqui, meus queridos. Como se não fosse o suficiente, rolou novo gameplay de Uncharted 4, anuncio de um novo título do Agente 47 – sim, baby, estou falando de Hitman – e Tony Hawk’s Pro Skater 5. Acho que chorei um pouco nessa última parte.

Infelizmente, um dos rumores que não ganhou vida foi a continuação de The Last of Us. Entendo que a Naughty Dog esteja trabalhando em U4. Para quem não sabe, a companhia tem o costume de trabalhar em apenas um jogo por vez. Mesmo assim, não consigo deixar de estar #chateado.

Apesar de todos esses anúncios bombásticos, houve algumas coisas que valem a pena ser mencionadas, como o PlayStation 4 sendo fabricado no Brasil. Wait, what?! Sim, o console da Sony passará a ser fabricado no Brasil e espera-se que as vendas comecem em outubro. O motivo? A Sony quer diminuir os custos e, obviamente, vender mais. Devemos esperar que o console caia de seus 4 mil reais (só em lojas oficiais, por favor, né) e vamos torcer que os jogos deixem de custar tanto quanto estão custando.

Nesta lista, isso tudo pode parecer pouco, entretanto, não é. Com uma análise mais profunda podemos ver que todos estes jogos irão causar um grande impacto na mídia. Houve mais, como anuncio de títulos novos (For Honor, da Ubisoft) e até Mass Effect: Andromeda. Agora essa geração pode finalmente começar a andar e deixar de contar com remasterizações aqui e acolá. O impulso para o futuro, ou a grandeza – como a Sony costuma sempre referir – foi feita. A E3 de 2015 não deu vida aos mitos da internet, os burburinhos, os rumores.

A E3 2015 deu o tiro de largada para a oitava geração de videogames.