Crítica | Far Cry Primal é uma excelente forma de ser transportado para idade da pedra

Muitos fãs da franquia Far Cry estavam esperando que a sequência da série se passasse nos dias atuais, tanto que quando a Ubisoft anunciou que Far Cry Primal se ambientaria nos tempos pré-históricos, alguns torceram o nariz e não compraram a ideia. Mas a Ubi conseguiu provar o contrário.

A premissa de ambientar um FPS na idade da pedra pode parecer um pouco estranha, já que não contaremos com armas de fogo que costumam caracterizar esses jogos. Mas é aí que Primal consegue nos surpreender. A possibilidade de jogar com tacapes, arcos e flechas, que já vinha dos jogos anteriores e que ainda é extremamente divertida, foi potencializada com lanças e facas de ossos, que tornam a experiência imersiva e recompensadora.

Tudo que vem caracterizando os jogos da saga, desde Far Cry 3, está de volta. Enquanto alguns entendem isso como falta de inovação, não é justo sermos tão rasos na leitura, quando na verdade não é bem esse o caso. Far Cry faz parte de um seleto grupo de games, onde é possível que o jogador mergulhe por horas a fio desde que haja novas missões para serem feitas, e é exatamente isso que Oros (o lugar onde o game se passa) oferece.

Dizer que não houve inovação em Far Cry Primal é um exagero. O combate com as armas está muito bom, fluído e diferente das versões anteriores, por razões óbvias. Os gráficos também são um destaque, sendo um dos mais bonitos da atual geração, além de outras mudanças sutis, como o sistema de construção da vila que melhorou bastante o panorama geral.

A trama do jogo também é bem interessante. Nela você assume o controle de Takkar, um caçador do povo Wenja, que deve fazer de tudo para reestabelecer a tribo de seu povo e sobreviver. Para alcançar esse objetivo, o protagonista ainda conta com um sistema para controlar os mais diversos animais do jogo, o que o deixa empolgante. Assim como os outros jogos da série, você vai precisar explorar muito o mapa para poder desvendar todos os segredos desse lugar pré-histórico, o que vai valer cada centavo do seu dinheiro.

A ambientação do game é algo que vale a pena ser destacada. A vegetação, a água, os animais, o excelente sistema de dia e noite (que muda bastante a dinâmica do jogo) e outros detalhes constroem muito bem o cenário, o que contribuí de forma categórica para a imersão no jogo. Um dos poucos pontos negativos é que, como não há veículos, você vai precisar percorrer todas as distâncias a pé ou em algum animal.

Sendo fã ou não da saga, Far Cry Primal é um excelente game, que não deve ser taxado de apenas uma repetição de mecânicas passadas. A ideia da Ubisoft de trazer a trama de Far Cry para a idade da pedra foi um acerto em cheio.

Far Cry Primal está disponível para PS4, Xbox One e PC

 

  • Excelente
5

Resumo

Sendo fã ou não da saga, Far Cry Primal é um excelente game, que não deve ser taxado de apenas uma repetição de mecânicas passadas. A ideia da Ubisoft de trazer a trama de Far Cry para a idade da pedra foi um acerto em cheio.