Tela congelada, console esquentando demais, problema de conexão. Quem nunca teve esses problemas na vida com um console? Bom, um dos problemas mais lembrados até os dias de hoje é o famigerado Anel Vermelho da Morte (Red Ring of Death, do inglês). O problema começou no Xbox 360, sendo mostrado no botão de ligar, e dava pau no console imediatamente, trancando tudo. Saiba que o problema não foi uma dor de cabeça apenas para os gamers, mas fez a Microsoft mudar de rumo e tremeu as pernas dos executivos.
“Se não resolvermos esse problema, a marca morreu” disse Peter Moore, antigo chefe da Xbox e agora líder da EA, para o cabeça da Microsoft, Steve Ballmer.
Recentemente, Peter Moore deu uma entrevista à IGN, em que falou mais sobre a situação.
“Víamos nosso sistema de rates [classificação] cair e recebíamos reclamações através do serviço do consumidor o tempo inteiro” disse. “Foi terrível. Eu estava dando muitas entrevistas sobre isso na época, não era como hoje em dia com a mídia digital. Nós simplesmente não conseguíamos resolver“.
A Microsoft sabia na época, contudo, que o problema estava relacionado ao super aquecimento do console.
“Eu lembro de ir falar com Robbie Bach, meu chefe, e dizer que tínhamos um problema de um bilhão de dólares nas mãos” relembra Moore. “Quando começamos a analisar o que estava acontecendo, era um problema desafiador para nossos engenheiros e não conseguíamos descobrir o que estava errado. Sabíamos que era relacionado ao super aquecimento. Haviam vários tipos de consertos temporários. Lembro de pessoas enrolando toalhas no console“
O problema custou para a Microsoft aproximadamente US$ 1.15 bilhões. Moore disse que nunca esquecerá a reunião com o chefão da Microsoft, Steve Ballmer.
“Eu falei para o Robbie [Bach] que tínhamos uma reunião no prédio 34 com Steve Ballmer. Era necessário que contar ao Steve nossos planos. Precisávamos enviar uma caixa de FedEx [serviço postal americano] aos consumidores que tinham problemas para que eles retornassem a caixa com o console, então lhe retornaríamos o console consertado” disse. Então se deu a reunião com Steve. “Steve olhou para mim e disse ‘o que temos de fazer?’. Respondi que precisávamos pegar os consoles de volta e retorná-los com classe. Iríamos passar três semanas consertando, então precisávamos mandar de volta do dia para a noite“
Peter Moore acredita que, se a Microsoft não tivesse tomado a decisão certa, o futuro da companhia seria diferente. Provavelmente seria um futuro sem o Xbox One.
“Lembro de Steve me perguntar quanto ia custar. Respirei fundo e disse que cerca de 1 bilhão. Ele disse ‘certo, vamos fazer’ sem hesitar” continuou. “Se você é um jogador de Xbox, agradeça ao Steve Ballmer por não hesitar naquela decisão. Nunca vou esquecer aquele momento em que ele decidiu gastar aquela grana sem hesitar, para proteger uma marca que hoje vale mais que o triplo. O Xbox One nunca teria acontecido“
Quem nunca sofreu com um desses problemas? Você ainda lembra do Anel Vermelho da Morte?
Fonte: Destructoid.