Dicas gamer Dicas gamer

4 dicas que podem aumentar a vida útil do seu equipamento

Divulgação

Tempos de pandemia, cuidados redobrados

Já imaginou o quanto de bactérias, fungos e bolor podem estar presentes em seus equipamentos? Uma pesquisa realizada pela Betway, site de apostas em eSports, mostra que esses números são maiores que do que imaginávamos. A pesquisa aponta ainda que os equipamentos testados apresentaram, em média, três vezes mais bactérias do que uma tampa de vaso sanitário.

Em tempos de pandemia, a higienização é fundamental, não só o ato de lavar as mãos ou utilizar álcool 70%. É de suma importância que os equipamentos que utilizados com contato direto, como controles, consoles, computadores, teclados, mouse, smartphone e entre outros, sejam higienizados com frequência – e com produtos indicados.

Os tipos de bactérias encontradas:

Bacillus SPP

Estes são frequentemente encontrados no meio ambiente, embora residam principalmente no solo. Podem ser encontrados em matéria em decomposição: poeiras, plantas, água e algumas espécies podem até ser encontrada na pele humana. Apesar de serem tão comuns, raramente estão implicados em infecções. Com exceção de algumas espécies, a grande maioria não age como agente patogênico. Em ambientes hospitalares, eles são conhecidos por contaminar equipamentos de ventilação, camas e diálise. Algumas espécies, como Bacillus cereus, causam surtos de intoxicação alimentar.

Staphylococcus SPP/Micrococcus SPP

Fazem parte da flora microbiana normal de humanos e animais, também presentes no meio ambiente. Existem mais de 40 espécies diferente de Staphylococcus SPP, e algumas delas podem causar infecções supurativas, como abscessos, mastite e pioderma.

Já a Micrococcus SPP é comum no meio ambiente na pele humana, mas não é considerado agente patogênico.

Mofo

Em vez de ser uma bactéria, o mofo é uma forma de fundo comumente visto em casa, em áreas úmidas ou se desenvolvendo em comida estragada. Existem milhares de espécies diferentes de fungos e embora muitos sejam inofensivos, podem formar manches visíveis e “peludas” se os esporos se acumularem em quantidade suficientes. Pode ser prejudicial se os esporem forem inalados em grandes quantidades.

Separamos algumas dicas fundamentais que vão auxiliar no aumento da vida útil do seu equipamento, tanto da sua funcionalidade quanto da sua estética.

1 – Evite comer na mesa de trabalho/jogos

Um dos grandes males que colaboram para que um equipamento seja danificado, é o consumo de alimentos sob computadores, teclados, celulares e notebooks. Além dos acidentes que podem ser causados ao derramar líquidos – que a garantia facilmente identificada e não cobre – é o acúmulo de migalhas de alimentos que acumulam em pequenas frestas, como a de teclados.

2 – Use periféricos

Evitar o contato direto com notebooks, por exemplo, é uma ótima alternativa para aumentar a vida útil do equipamento. Em vez de usar o teclado do notebook, usar um teclado externo via USB ou Wireless, ajuda a manter o notebook limpo e evita a necessidade de limpeza constante, além de evitar o desgaste das teclas originais. Pode parecer tirar a praticidade de utilizar o notebook, mas usar mouse e teclado externo é o grande fator que ajudará a aumentar a vida útil do equipamento.

Os periféricos ajudam também em casos de acidente, ao derrubar líquidos ou alimentos, que podem prejudicar o funcionamento do equipamento. Mas não se esqueça, procure por periféricos resistentes a líquidos ou que sejam fáceis de limpeza e manutenção. Alguns teclados e mouses da microsoft possuem ambas as qualidades, são práticos para desmontar e resistentes a líquidos.

3 – Faça a limpeza diária – ou sempre que possível

Um dos grandes problemas de aquecimento em computadores, notebooks e consoles é o resultado da falta de higienização dos equipamentos e o local no qual estão instalados. O acúmulo de poeira, com o tempo, pode interferir na comunicação dos componentes internos, reduzindo ainda a capacidade útil dos coolers – os “ventiladores” responsáveis pelo resfriamento dos componentes como processador e placa de vídeo. Além disso, grandes quantidades de poeira podem travar a entrada de ar frio e saída de ar quente.

Portanto, limpe com frequência pelo menos o ambiente e saídas e entradas de ar do seu equipamento. Além disso, o hábito de higienizar as mãos antes de utilizar o equipamento, ajudará a reduzir a necessidade de estar sempre limpando o equipamento.

4- Cuidados com a tela

Um dos pontos frágeis de todo equipamento é a tela LED/LCD do equipamento. Não só pelo risco de quebrar ao cair, mas ao higienizar de maneira errada aumenta a possibilidade de riscar ou criar manchas ao longo do tempo. Não aplique produtos corrosivos como álcool, principalmente diretamente no equipamento.

O primeiro passo é utilizar produtos adequados para telas, facilmente encontrados em óticas ou lojas de informática, em seguida aplique o produto diretamente em um tecido de algodão e nunca diretamente no equipamento. Caso não tenha o produto adequado, utilize apenas um maço de papel higiênico de boa qualidade, sem nenhum produto ou líquido aplicado – essa técnica será o suficiente para remover ao menos partículas de poeira.