Nintendo confirma falha de segurança maciça no Switch

A recente violação de segurança das contas do Nintendo Switch é muito pior do que os consumidores pensavam, pois mais de trezentos mil NNIDs foram invadidos. A empresa usa um sistema exclusivo para sua funcionalidade online, onde os fãs precisam se registrar para obter um Nintendo Network ID, ou NNID, para abreviar.

É necessário um NNID para acessar os serviços on-line no Nintendo 3DS e no Wii U. Para o Switch, o jogador precisa criar uma Conta Nintendo, que também é usada para jogos para celular e o serviço My Nintendo. É permitido aos jogadores conectar os dois, a fim de compartilhar fundos entre os dois serviços. A maioria dos jogos do Switch também exige a compra de uma assinatura do Nintendo Switch Online, o que também dá acesso aos jogos NES e SNES, bem como ao Tetris 99.

A Nintendo confirmou recentemente que 160.000 contas foram invadidas. Acontece que o número é significativamente maior. De acordo com a página de suporte japonesa da empresa, outros 140.000 NNIDs também foram invadidos. A Nintendo afirmou que menos de 1% de todos os NNIDs do mundo foram registrados ilegalmente por esse método. Devido a invasão, terceiros podem ter visualizado o nome, data de nascimento, país ou região e endereço de email associados a cada conta.

A Nintendo está atualmente no processo de reembolso de compras ilegais que foram feitas usando as contas invadidas, mas não está claro quanto tempo isso levará. A emrpesa entrou em contato com todos os clientes que foram hackeados, por isso, verifique seu e-mail se achar que foi afetado. Se você ainda não o fez, ative a autenticação de dois fatores nas suas contas do Switch para evitar que algo assim aconteça no futuro. Uma atualização recente do sistema para o Switch também alterou como as informações do cartão de crédito foram registradas e como os fundos foram adicionados, o que os fãs assumiram ser outra medida em resposta à violação da segurança.

A Nintendo teve um momento difícil com atividades ilegais nos últimos meses, incluindo o vazamento do código fonte do Wii e vários documentos de planejamento para o sistema. Felizmente, a Nintendo também é uma empresa altamente litigiosa quando se trata de atividades ilegais em relação a seus sistemas e entrou com uma ação legal contra os hackers do Switch no passado. Provavelmente a invasão recente garantirá uma resposta semelhante da temida equipe jurídica.