Consumidores que comprarem Cyberpunk 2077 para Xbox One obterão o upgrade para Xbox Series X gratuitamente

A CD Projekt Red, desenvolvedora do tão esperado Cyberpunk 2077, anunciou que os consumidores que comprarem o jogo no Xbox One receberão a versão para Xbox Series X gratuitamente após o lançamento. Ao longo dos anos, a CD Projekt Red se tornou um dos desenvolvedores de jogos mais respeitados do mundo, não apenas por sua aclamada série de jogos The Witcher, mas também por práticas comerciais amigáveis ​​ao consumidor. No ano passado, John Mamais, diretor da CD Projekt Red, em Cracóvia, disse que as microtransações são direcionadas ao lucro e custam a boa vontade do consumidor, que é um sentimento que atraiu amplo apoio dos jogadores.

O Cyberpunk 2077 foi originalmente programado para ser lançado em abril de 2020, mas foi adiado para setembro de 2020. Um relatório do especialista do setor Borys Niespielak sugeriu que os problemas de desempenho técnico e as limitações atuais dos consoles eram os principais responsáveis ​​pelo atraso. Além disso, as fontes de Niespielak disseram que o pior dos problemas vinha do Xbox One, cujo desempenho “extremamente insatisfatório” estava atrapalhando o desenvolvimento do jogo. O Cyberpunk 2077 foi anunciado pela primeira vez em 2012 e, nos oito anos seguintes, o jogo cresceu exponencialmente em visão e escopo. Naturalmente, essa rápida expansão de recursos fez com que muitos se perguntassem como o jogo funcionaria em máquinas desatualizadas, como o PlayStation 4 e Xbox One originais.

Em uma reviravolta inesperada, porém bem-vinda, a CD Projekt Red compartilhou a notícia de que quem compra o Cyberpunk 2077 para jogar no Xbox One receberá a versão Xbox Series X gratuitamente via Twitter. No tweet, a CD Projekt Red disse sem desculpas que “os jogadores nunca devem ser forçados a comprar o mesmo jogo duas vezes ou pagar por atualizações”. Os usuários do Twitter também rapidamente elogiaram o desenvolvedor, com muitos citando essa decisão não apenas como uma vitória para os consumidores, mas também como um passo na direção certa para a indústria de jogos.

A conta oficial do Xbox no Twitter respondeu ao anúncio com um GIF clássico da declaração de Keanu Reeves, “Você é de tirar o fôlego”. Keanu Reeves é uma das estrelas do jogo Cyberpunk 2077, que supostamente adorava interpretar o personagem Johnny Silverhand tanto que pressionou o CD Projekt Red por mais tempo na tela para ele. Embora os usuários do Xbox tenham ficado entusiasmados com a notícia de que receberiam uma atualização gratuita do, os jogadores de PlayStation ficaram imaginando se também receberiam o mesmo acordo.

É claro que o lado comercial da indústria de jogos está no meio de uma mudança maciça, não apenas em termos de serviços de assinatura e streaming de jogos, mas no sentido fundamental de como os consumidores possuem jogos. Ano após ano, as vendas de discos físicos diminuíram, com alguns analistas agora projetando que a indústria de jogos será 100% digital até 2022. Faz sentido que os jogadores possam baixar uma cópia digital de um jogo que compraram quando for atualizada para uma peça de hardware mais recente. Com o CD Projekt Red, fica bastante claro que o desenvolvedor coloca seu dinheiro em termos de facilidade de consumo, pois os jogadores do Xbox poderão jogar no Xbox One e Xbox Series X pelo preço de uma compra.

O Cyberpunk 2077 está programado para ser lançado em 17 de setembro de 2020 em versões para PC, PlayStation 4, Xbox One e Google Stadia.