Mafia: Definitive Edition | Crítica Mafia: Definitive Edition | Crítica

Mafia: Definitive Edition | Crítica

Reprodução/2K Games
Mafia: Definitive Edition
Reprodução/2K Games

Mafia foi desenvolvido pela Hangar13 e distribuído pela 2K Games. Lançado originalmente em 2002, o game se tornou um deleite para os amantes de uma história sobre a ascensão e queda no mundo dos gângsteres. As duas sequências nem chegaram perto do que foi o primeiro jogo, considerado um marco na época.

Apostando na onda positiva de remakes realizados com êxito, a Hangar13 acerta em cheio em recriar do zero o game que ficou perdido na geração passada. Mafia: Definitive Edition é a oportunidade perfeita para os novos jogadores conhecerem a jornada de Tommy Angelo.

Mafia: Definitive Edition entrega mais do que um simples jogo. Com uma narrativa cinematográfica, o game tem inspirações em alguns clássicos como Os Bons Companheiros e o mais recente O Irlandês, ambos dirigidos por Martin Scorsese. Ambientado na década de 1930, o jogo segue os últimos anos da Lei Seca e Grande Depressão na fictícia Lost Heaven, uma versão alternativa de Chicago. O protagonista é Thomas Angelo, ou Tommy, um motorista de táxi que por um golpe do destino se encontra na linha de frente entre a perigosa disputa de poder entre as famílias Salieri e Morello.

A estrutura do jogo não mudou em relação ao original, com uma narrativa linear e focando bastante no Modo História. Não espere um mundo aberto dos games recentes, apesar de ser um barato dirigir por Lost Heaven. Os cenários estão bem mais vistosos e realistas. O game entrega uma incrível experiência sob os olhos de Tommy de comprender melhor como foi a Grande Depressão.

Apesar dos gráficos estarem magníficos, com Lost Heaven viva em tela, é possível notar cada detalhe com nitidez, desde poças d’água, reflexos nos vidros, fumaça saindo dos esgotos, sujeira nos veículos, efeito de chuvas e roupas manchadas de sangue.

Contudo, a jogabilidade não sofreu nenhuma atualização. Por exemplo, algumas missões precisam ser na surdina e fica deveras difícil controlar Tommy sem chamar a atenção dos inimigos. É necessário muita paciência usando os mesmos recursos do game original.

E a Missão da Corrida? Bem, ela está mais desafiadora e complicada do que antes. Será preciso pequenos tutoriais para aprender a controlar os carros.

Outro ponto negativo está na inteligência artificial. Será comum durante as sequências de tiroteio e perseguições de carro, observar que os civis simplesmente não reagem às ações.

Apesar de seguir uma narrativa linear, Mafia: Definitive Edition oferece ao jogador um Modo Livre após a conclusão do Modo História. Algumas atividades ainda poderão ser feitas e itens a serem encontrados.

Mafia: Definitive Edition irá agradar tanto os fãs do game original, quanto os jogadores da atual geração. Está na lista dos melhores remakes de jogos clássicos como Resident Evil 2 e Final Fantasy VII. Quem sabe, pode ser o pontapé inicial para uma possível continuação da Hangar13 ou apostar em um novo jogo do gênero.

Mafia: Definitive Edition está disponível para PC, PS4 e Xbox One.

4

Ótimo

Mafia: Definitive Edition irá agradar tanto os fãs do game original, quanto os jogadores da atual geração. Está na lista dos melhores remakes de jogos clássicos como Resident Evil 2 e Final Fantasy VII. Quem sabe, pode ser o pontapé inicial para uma possível continuação da Hangar13 ou apostar em um novo jogo do gênero.