6 dicas para escolher o melhor servidor para jogos

Reprodução

Encontrar o server ideal para ter o seu próprio servidor de jogos pode ser complicado. O pior é ter que recomeçar em outro e reenviar os arquivos quando for uma má escolha, acertamos?

Reprodução/Minecraft

Por isso mesmo resolvemos criar um artigo completo para garantir que você tenha todo o conhecimento de que precisa. Com as nossas 6 dicas, você poderá hospedar Minecraft, Country-Strike e muitos outros.

Junte-se a nós pelos próximos parágrafos.

As melhores dicas para a escolha de um servidor

Em poucas palavras, resumiremos tudo o que você precisa saber para ter um servidor que está sempre on-line. Claro, com o menor custo possível. Vamos começar, então, pelo básico: uma fonte de informações confiáveis.

1- Escolha uma boa fonte de informações

Não adianta tentar pesquisar por termos como “o melhor servidor para o jogo X”. Qual é a garantia de que o site que você vai ler estará indicando o Host certo? Isso sem falar nos anúncios que estão por toda a parte.

Reprodução/Mestre do Hospeda Site

Não, é preciso ir diretamente em um local que é confiável para aquele tipo de informação. Sites como o Mestre do Hospeda Site, especializados em hospedagem, não possuem o viés de sites para gamers.

Assim, você pode ler análises sobre recursos, limitações e preço, de um ponto de vista imparcial. É esse tipo de fonte de conhecimento sobre servidores que você precisa, desde o princípio.

2 – Busque ter os recursos necessários

É preciso ter em mente o tipo de jogo que será rodado, a carga total (como inclusão de MODs) e o tráfego de jogadores. Tudo isso indicará o quão poderoso precisa ser o seu servidor de jogos.

Reprodução

Os apaixonados por jogos costumam entender bem de configurações para rodar seus games, o que já ajuda nesta fase. Se você buscar economizar mais do que deveria, ou se não se informar em sites como indicamos, pode ter um servidor lento.

3 – Estude a instalação e manutenção dos servidores

Você não precisa pegar livros ou cursos de cada linguagem de programação para entender do assunto. Há conteúdo gratuito específico para servidores de jogos para que você instale com sucesso qualquer game.

Geralmente, tudo o que você precisará fazer é copiar e colar de guias completos. Mesmo assim, busque entender o básico e, no caso de algum problema, pesquise como resolvê-lo.

Na pior das hipóteses, especialmente se você não se informar e estudar um pouco, será necessário pagar um técnico. Até mesmo os hosts oferecem esse tipo de serviço, mas não sai barato.

4 – Windows Vs Linux

Por conveniência, tradição e até certo momento razão, os servidores de Linux sempre foram os preferidos. Eles representam um custo menor, além de exigirem menos recursos para as mesmas operações.

Divulgação

No entanto, essa não é uma verdade absoluta para qualquer tipo de jogo. Como exemplo, podemos citar o Counter-Strike: Global Offensive. O jogo está uma febre entre os servidores de jogos e possui uma instalação fácil e rápida com o Windows.

Nossa maior recomendação é: comece buscando se o jogo oferece suporte para Windows. Então, investigue se é um caso como o do C.S. Global Offensive. Caso contrário, é altamente provável que você se saia melhor com um Linux, operacional e financeiramente.

5 – Servidor Dedicado Vs Servidor Compartilhado

Nós temos a mais absoluta certeza de que uma das maiores dúvidas de quem quer criar um servidor de jogos é esta. Cada tipo de server possui suas particularidades, e todos estão cientes do básico: servidores dedicados são mais caros, mas mais potentes.

De cara, já indicamos que busque uma ótima leitura sobre servidor dedicado. A ideia de preços maiores afasta muitos, mas ninguém quer um servidor dando crash ou cheio de lag. Caso você queira um servidor para muitas pessoas, para divulgar mesmo, esta deve ser sua opção.

Os servidores compartilhados tendem a limitar demais os recursos – nunca acredite em qualquer oferta ilimitada. Mas, é claro, caso seja um servidor para família e amigos, passa a ser a escolha ideal.

6 – Sua casa não é uma opção

Novamente, esta dica não faz tanto sentido para quem quer jogar um pouco com amigos e parentes. No entanto, a partir do momento que você possui um servidor público – ou que funcionará 24 horas – as coisas mudam.

O primeiro motivo para adquirir um servidor neste caso é que os custos quase se igualam. Afinal, deixar todo o equipamento ligado todos os dias do mês, 24 horas por dia, também pode ser custoso.

Depois, servidores públicos podem ser vulneráveis a ataques. A imensa maioria dos bons servidores oferecem proteção para isso, e geralmente sem custo extra. O seu servidor em casa não teria isso.

Dessa forma, estaria sujeitando a sua rede – e talvez a de mais alguém – a ataques DDoS que poderiam ser evitados. A solução? Sempre opte por um bom servidor.

Reprodução

Em poucas palavras,

Conhecimento é a chave. Você precisa de uma boa fonte de informações sobre servidores, e nada que seja enviesado pela indústria. A melhor forma de fazer isso é pela indicação de quem já conhece um bom site.

Com o conhecimento adquirido, você saberá qual servidor escolher pelos recursos que oferece. Além disso, deve considerar o sistema operacional e também o tipo de servidor, de acordo com as suas necessidades.

Ciente disso, nunca opte por ter um servidor em casa para reduzir custos. Isso pode nem sequer ser verdade, por conta dos boletos no fim do mês. Além disso, corre-se um risco desnecessário ligado à segurança da rede e dos computadores locais.

Com essas 6 dicas na mão, você estará pronto para ter um servidor dos games que bem entender. Essa é somente a parte inicial, depois vem a diversão e o poder de ter o seu próprio server. Bom jogo!