Will Smith recusou o papel de Capitão Gancho em novo filme da Disney

Acostumado a fazer o papel de mocinho em seus filmes, o ator Will Smith recusou o papel do vilão Capitão Gancho no novo filme live-action Peter Pan e Wendy. Criado por J.M. Barrie, a eterna criança, Peter Pan teve sua primeira aparição em 1902, e em 1924 ganhou seu primeiro longa, ainda na era do cinema mudo.

Mas é claro, a aparição mais importante do personagem foi em 1953, quando a Disney adaptou o livro de Barrie para a animação, que hoje é considerada um clássico. Em 1954, a obra foi adaptada para um musical, Peter and Wendy se tornou um dos musicais mais famosos de sua época e era estrelado por Mary Martin como Peter Pan (a peça continuou sendo apresentada por muitos anos e em 2014 ganhou uma versão televisionada com Alison Williams como Peter Pan). Agora, a Disney está buscando readaptar a obra para um live-action estrelando Ever Anderson como Wendy e Alexander Mollony como Peter. Recentemente foi divulgado que Jude Law será o vilão do filme, Capitão Gancho.

Acontece que a Disney considerou diversos outros atores para o papel do vilão em sua nova versão de Peter Pan, incluindo Will Smith. O repórter Justin Kroll (Variety), que anunciou a escalação de Law, postou em seu Twitter sobre a decisão de Smith de recusar o papel após já ter interpretado o Gênio no recente live-action de Aladdin.

Will Smith recusa o papel de capitão gancho
Capitão Gancho em animação da Disney / Imagem de divulgação

Capitão Gancho, um pirada que perdeu sua mão após uma luta de espada contra Peter, é um personagem central em qualquer história do Peter Pan. A versão animada de 1953 tinha um Capitão Gancho um pouco mais cômico como o vilão principal, e em 1991 o vilão ganhou seu próprio filme solo, Hook – A volta do Capitão Gancho dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Dustin Hoffman e Robin Williams. Outros atores que interpretaram o personagem, seja no cinema ou no teatro, foram Boris KarloffJason Isaacs e Tim Curry.

Devido à natureza vilanesca do Capitão Gancho, a escolha de Jude Law para o papel parece ser certeira principalmente ao revisitar seus papéis anteriores, que costumam ser mais misteriosos. Will Smith por outro lado não parece ser uma escolha tão óbvia, apesar de ser extremamente talentoso, o ator é mais conhecido por seus papéis como o mocinho. Sua atuação como o anti-herói Pistoleiro pode ter sindo o mais próximo que o ator chegou de interpretar um vilão.

É claro, muitas pessoas argumentam que Smith tentou proteger sua imagem durante muitos anos, e agora seria um bom momento para se desprender do papel de bom moço e finalmente interpretar um vilão. Aparentemente, o vilão de Peter Pan e Wendy era malvado demais para Smith, que optou por não aceitar o papel, deixando o personagem nas mãos de Jude Law, um ator que frequentemente se dedica a papéis mais vilanescos e obscuros. Apesar disso, seria interessante ver uma versão do clássico vilão interpretada por Will Smith.