Wicked | Como a história do filme se conecta com O Mágico de Oz?

Wicked chegou nos cinemas e se tornou um verdadeiro fenômeno. Depois de conquistar milhares de fãs na Broadway, foi a vez da história de Elphaba e Glinda chegar às grandes telas. Embora seja novidade para muitos, é provável que todos tenham conhecido a trama na qual a história se originou: O Mágico de Oz.

Se você, por algum motivo, nunca viu O Mágico de Oz  de 1939, provavelmente absorveu grande parte da história por osmose cultural: homenagens, paródias e referências. Mesmo sem ter visto o filme, você provavelmente conhece a história da Dorothy, o Homem de Lata, o Leão e o Espantalho. Wicked acompanha a Bruxa Má do Oeste, Elphaba (Cynthia Erivo), enquanto ela constrói sua identidade ao lado de Glinda, a Boa (Ariana Grande).

Divulgação

Preciso assistir o filme de 1939?

Wicked tem total ligação com O Mágico de Oz, mas as histórias funcionam de forma independente. A história de Glinda e Elphaba é baseada no segundo musical da Broadway de maior bilheteria de todos os tempos, que é inspirado no romance homônimo de Gregory Maguire, de 2000.

Wicked é a primeira parte de uma história de duas partes que terminará paralelamente a O Mágico de Oz, com muitas diferenças significativas em relação ao original. Em seu livro, Maguire explorou a origem da Bruxa Má, e pergunta o quanto de sua maldade foi imposta a ela por uma sociedade cruel. A trama usa O Mágico de Oz como inspiração, um ponto de partida para um tipo diferente de história.

Divulgação

Wicked contém referências tanto ao filme clássico quanto ao livro original de Oz, mas usa o mundo de Baum como modelo, criando sua própria história que é apenas vagamente conectada ao material original. Os sapatos de Dorothy são de um vermelho forte, enquanto os sapatos na história de Baum são prateados, como no filme.

Wicked reformula a Bruxa Má como alguém incompreendido, mas também reinterpreta o mágico como um vilão absoluto, um fascista que está controlando Oz por meios nefastos.

O Mágico de Oz

Publicado originalmente como um livro, O Mágico de Oz apresenta a história de Dorothy, uma jovem que, junto com seu fiel cãozinho Totó, é levada por um ciclone para uma terra misteriosa e mágica. Para retornar ao Kansas, sua casa, ela precisa buscar a ajuda do poderoso Mágico de Oz. No caminho, Dorothy enfrenta desafios e faz novos amigos nesse lugar encantado.

Durante sua jornada, a menina cruza o caminho de duas bruxas. Glinda, conhecida como a Bruxa Boa do Sul, oferece apoio a Dorothy tanto no início quanto no final de sua missão. Por outro lado, Elphaba, identificada como a Bruxa Má do Oeste, assume o papel de antagonista, criando obstáculos que tornam o trajeto mais complicado para a protagonista.

Divulgação

O desfecho do conto envolve um confronto decisivo entre Dorothy e a Bruxa Má. Esse evento marca o início de “Wicked”, uma narrativa que aprofunda a história de Elphaba e Glinda. Elphaba é retratada como uma jovem de pele verde, incompreendida e em busca de seu verdadeiro potencial, enquanto Glinda é apresentada como uma figura popular e ambiciosa, que ainda não compreendeu sua essência interior.

A peça da Broadway

A primeira parte da história de Wicked corresponde ao Ato I do musical, com o número final de Defying Gravity trilhando a cena em que os caminhos de Elphaba e Glinda divergem na Cidade das Esmeraldas. As referências a O Mágico de Oz acontecem em diversos momentos da trama do filme, como a revelação de que o Mágico (Jeff Goldblum) é um charlatão sem magia real; a razão, mesmo que aleatória, para a escolha da cor da Estrada de Tijolos Amarelos e como os macacos voadores receberam seu par de asas por Elphaba (sem querer).

Divulgação

O Ato II do musical da Broadway, que será exibido na tela quando Wicked Parte Dois chegar aos cinemas em novembro do ano que vem, está mais diretamente ligado à linha do tempo de O Mágico de Oz, com a chegada de Dorothy resultando na queda de Elphaba.

Na maior parte, as conexões de Wicked com O Mágico de Oz têm a ver principalmente com visuais. Elphaba é tão verde quanto parece em O Mágico de Oz, embora não tenha as verrugas e o queixo alongado de Margaret Hamilton. Além disso, Galinda é caracterizada por suas roupas rosas e personalidade eufórica.

No final das contas, temos duas histórias de um mesmo universo, mas que encontram sua forma de brilhar de forma independente.


BLACK FRIDAY DA AMAZON

Faça suas compras com os nossos cupons e ajude o site: 

40% OFF em Livros (válido de 28/11 a 30/11): https://amzn.to/4fUkZz1

Compre 3 livros e ganhe 20% OFF no mais barato (até hoje): https://amzn.to/49cILng

20% OFF em HQs e Mangás (até 2/dez): https://amzn.to/3VdlhbY

Livros Importados na Black Friday com 40% OFF (até 2/dez): https://amzn.to/3BcVkSX

30% OFF em itens geek (até 2/dez): https://amzn.to/3AT2E6p

R$200 OFF em Eletrônicos (até 2/dez): https://amzn.to/4idHvEq

R$500 OFF no iPhone 16 Plus (até 2/dez): https://amzn.to/3ZsXKGr