Warner Bros. Discovery e Paramount negociam possível fusão das empresas Warner Bros. Discovery e Paramount negociam possível fusão das empresas

Warner Bros. Discovery e Paramount negociam possível fusão das empresas

Divulgação

Warner Bros. Discovery e Paramount Global estão atualmente em discussões sobre uma possível fusão, segundo informações da Variety.

O CEO da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, se encontrou com o CEO da Paramount Global, Bob Bakish, em Nova York, para explorar essa oportunidade. Fontes revelam que, durante um almoço na terça-feira, foram discutidas as perspectivas de uma fusão entre as duas empresas de mídia. Além disso, Zaslav também teve conversas com Shari Redstone, cuja National Amusements Inc. detém o controle acionário da Paramount Global, para discutir a possibilidade de combinação das empresas.

As negociações estão em estágio inicial, e os detalhes sobre os termos da fusão ainda não foram divulgados. Ambas as empresas envolvidas recrutaram banqueiros para assessorar no processo. A Paramount Global reportou uma dívida de longo prazo de 15,6 bilhões de dólares no final do terceiro trimestre, uma quantia consideravelmente menor do que a dívida da Warner Bros. Discovery, que era de 43,5 bilhões de dólares. Em termos de valor de mercado, a Warner Bros. Discovery é a maior, com uma capitalização de mercado de US$ 28,4 bilhões em comparação com os US$ 10,3 bilhões da Paramount Global, conforme registrado no fechamento do pregão de 20 de dezembro.

A possível fusão visa unir os ativos das duas empresas, abrangendo setores como TV, cinema, esportes e streaming, para alcançar maior escala e eficiência operacional. Especificamente, a Warner Bros. Discovery e a Paramount estão interessadas em combinar seus serviços de streaming premium, Max e Paramount+, para competir mais efetivamente com gigantes do setor, como Netflix, Disney+ e Hulu da Disney.

No âmbito cinematográfico, a Warner Bros. Discovery considera adquirir propriedades de destaque da Paramount Pictures, incluindo franquias de sucesso como Exterminador do Futuro, Transformers, Missão: Impossível, Top Gun, Um Lugar Silencioso, As Tartarugas Ninja, O Poderoso Chefão, Atividade Paranormal, Pânico e Star Trek. Por outro lado, a Warner Bros. Pictures contribuiria com suas propriedades, como o universo de filmes e séries do DCU, as franquias Harry Potter e O Senhor dos Anéis.

Se a fusão for concretizada, as operações de TV também serão combinadas. A linha de TV a cabo da Warner Bros. Discovery inclui CNN, HBO, TNT, TBS, Discovery Channel, Cartoon Network, Food Network, HGTV, TLC, entre outros. As redes da Paramount abrangem CBS, Comedy Central, MTV, Nickelodeon e BET.