Veronica, filme espanhol de 2017 dirigido por Paco Plaza (REC) é o terror do momento! O filme que está disponível na Netflix, é um dos mais assistidos do serviço na atualidade e deixou o público bastante intrigado. A história é inspirada em fatos no distrito Puente de Vallecas na Espanha, em 1991.
27 anos depois, as autoridades policiais continuam sem respostas sobre o que aconteceu com aquela família. O filme é uma vaga inspiração do caso real. Em virtude disso, selecionamos o que foi verdade e ficção na adaptação cinematográfica.
Se você ainda não assistiu ao filme, esta matéria contém SPOILERS!
1 – Tábua OUIJA
Veronica na vida real se chamava Estefania Gutierrez. Segundo relatos da mãe, ela brincou com o jogo de tábua conhecido como OUIJA ao lado das amigas e afirma que a filha foi possuída por uma entidade demoníaca. Após serem flagradas pela inspetora na escola, que quebrou a tábua, o copo usado no ritual se partiu e uma misteriosa fumaça negra surgiu e foi inalada por Estefania. Porém, as amigas de Estefania e a inspetora da escola nunca se pronunciaram publicamente.
No filme, o copo apenas se partiu e cortou o dedo de Veronica. A partir daí, fenômenos estranhos começaram a acontecer com a garota.
2 – O pai de Veronica
No filme, Veronica usa a tábua para tentar se comunicar com o falecido pai, só que na vida real ele estava vivo. Segundo relatos da mãe, a única que se pronuncia sobre o caso, Estefania queria se comunicar com um falecido namorado. Até hoje segue o mistério e a identidade do namorado nunca foi revelada.
3 – Eclipse solar
No filme, Veronica e suas amigas usam a tábua OUIJA em um dia de eclipse solar. O filme fantasia que os eventos teriam conexão com a entidade demoníaca. Na realidade, a brincadeira aconteceu em um dia comum na escola, que no filme é mostrado como um colégio religioso, sendo que Estefania estudava em uma escola normal.
4 – Freira Cega
Como citamos, a escola onde o caso real aconteceu não era religioso. Diante disso, não existia a freira Cega conhecida como Irmã Morte no filme. Apenas uma inspetora escolar teria presenciado a brincadeira da tábua.
5 – Os irmãos de Veronica
No filme, diversos fenômenos paranormais acontecem com os irmãos de Veronica. Nos documentos oficiais da polícia não há nenhuma informação sobre isso.
6 – Barulhos estranhos pela casa
Durante o filme acompanhamos uma vizinha se queixando de barulhos estrondosos pela casa, culpando as crianças. Isso nunca aconteceu. Nenhum vizinho da família Gutierrez se queixou de algum barulho.
7 – Desenhos de proteção
Veronica passa a estudar mais sobre OUIJA e descobre a existência de entidades demoníacas. Ela começa a desenhar símbolos de proteção pela casa. Os símbolos foram apenas um recurso do filme. Além disso, a Estefania nunca comprou outra tábua OUIJA como acontece no filme.
8 – As marcas nos colchões
A jovem Veronica descobre marcas escuras embaixo dos colchões que lembram corpos humanos. Não há nenhum relato de que isso aconteceu.
9 – Houve uma possessão demoníaca?
No filme, Veronica sente uma presença demoníaca e para proteger seus irmãos comete suicídio. Não há relatos disso. Estefania foi encontrada inconsciente após uma crise compulsiva. Ela faleceu a caminho do hospital.
10 – A foto em chamas
No filme, após a morte de Veronica sua foto na residência pega fogo. Isso também aconteceu com Estefania. Sua foto no porta-retrato misteriosamente ficou em chamas dois anos após sua morte em 1993.
11 – O registro policial
No filme, um investigador testemunha Veronica sendo aparentemente possuída. No caso real de Estefania, a polícia nunca esteve no local. Um ano após a morte da jovem, eles estiveram na residência e presenciam fenômenos estranhos. Além disso, as fotos que aparecem nos créditos não são originais e o relatório redigido pelo detetive no filme também não confere.
Apesar do filme ter sido levemente inspirado no Caso Vallecas em Madrid, Veronica é um dos filmes mais assustadores de 2017. E vale muito a pena assistir. Mais informações sobre o caso podem ser conferidas no canal Assombrado. Segue o link abaixo!