O ator Val Kilmer, conhecido por interpretar o Batman em Batman Eternamente (1995), faleceu nesta terça-feira (1º), aos 65 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Segundo informações do The New York Times, a causa da morte foi pneumonia.
A notícia foi confirmada por sua filha, Mercedes Kilmer. Ela também revelou que, em 2014, Val Kilmer foi diagnosticado com câncer de garganta, mas conseguiu se recuperar. Na época, a família do ator informou à imprensa americana que ele optou por não tratar a doença devido às suas crenças religiosas.
Ao longo das décadas de 1980 e 1990, Kilmer brilhou em papéis icônicos, como Jim Morrison em The Doors (1991) e Iceman, o rival de Tom Cruise em Top Gun (1986).
Além de Mercedes, ele deixa o filho Jack, fruto de seu casamento com a atriz Joanne Whalley.
Nascido em 31 de dezembro de 1959, em Los Angeles, Val Kilmer ingressou na prestigiada Juilliard School, em Nova York, aos 17 anos, para estudar teatro.
Em 2021, lançou um documentário autobiográfico, apresentado no Festival de Cinema de Cannes, que retratou os altos e baixos de sua vida e carreira. O filme inclui 40 anos de gravações caseiras, além de registros do ator utilizando uma caixa de voz após uma cirurgia para tratar o câncer.
Seu último trabalho no cinema foi em Top Gun: Maverick (2022), onde reprisou seu papel como Iceman.