Uma Carta Para Papai Noel Uma Carta Para Papai Noel

Uma Carta Para Papai Noel chega aos cinemas em dezembro

Divulgação

O aguardado filme de Natal brasileiro, Uma Carta Para Papai Noel já tem data de estreia, 14 de dezembro de 2023, e chega aos cinemas de todo o país com distribuição da Pandora Filmes. A produção é da Okna Produções.

No longa, Jonas é um menino órfão de 8 anos que vive em uma casa de acolhimento e que nunca ganha presente no Natal. Preocupado, ele escreve uma carta para Papai Noel, mesmo que seus amigos Beca, Pri, Alana e Cabeleira debochem da sua ingenuidade. Ao receber a carta do menino perguntando sobre o que Noel gosta de fazer, de comer e como é sua vida quando não é Natal, Noel se emociona. Jonas conta que nunca recebe presente no Natal e, então, Papai Noel entra em ação para descobrir o motivo.

Noel se disfarça de Leon – o Conserta-Tudo e, junto com Maria Noel e com a ajudante Tata, parte para investigar o mistério. Enquanto explora a casa de acolhimento, Noel começa a ser vigiado por Léia, a diretora do lugar. Léia começa a desconfiar de Noel criando dificuldades para ele e a garotada. Noel e as crianças criam um forte laço de amizade, mas a construção dessa cumplicidade será repleta de obstáculos. Nessa jornada, todos irão redescobrir o verdadeiro significado do Natal.

Uma Carta Para Papai Noel

Dedicado a entreter toda a família, não apenas as crianças, Uma Carta Para Papai Noel investe em um universo de aventura e fantasia, mas também busca se aproximar da nossa realidade. Repleto de efeitos especiais, o filme levará às telas um imaginário conhecido de todos, mas em um contexto bem brasileiro, afinal o Papai Noel vem ao Brasil. “De um simples brilho que acompanha um personagem a algo mais complexo, como uma viagem interplanetária, os efeitos especiais realmente são uma marca no filme”, explica o diretor.

Filmado em estúdio e nas cidades de Porto Alegre, Viamão e Santa Tereza, todas no Rio Grande do Sul, o diretor aponta que o clima alegre durante as filmagens contribuiu para a excelência no resultado. “Por aqui mantemos o astral, fizemos um set divertido para que todos se sintam valorizados e curtam esse momento”, comenta Spolidoro.

O elenco infantil de Uma Carta Para Papai Noel é liderado por Caetano Rostro Gomes, como Jonas, e a preparação das crianças é de Adriano Basegio, que dedicou meses a essa etapa. Os principais personagens infantis são interpretados também por Mariana Lopes, Lívia Borges Meinhardt, Cecilia Guedes e Theo Goulart Up. Já o elenco adulto inclui, além de José Rubens Chachá, as atrizes Totia Meirelles, Polly Marinho, e Elisa Volpatto.

A equipe artística conta com nomes como Bruno Polidoro (A Primeira Morte de Joana), na direção de fotografia; Tiago Retamal, na direção de arte; Pablo Riera (A Teoria dos Vidros Quebrados), na montagem. A produção é de Aletéia Selonk, que também assina a produção executiva com Graziella Ferst, Marlise Aúde e Gina O’Donnell.

A trilha sonora conta com uma música original, composta por Arthur de Farias e Fernanda Takai, escrita especialmente para o filme, que será interpretada por Fernanda. Além disso, o longa traz uma versão inédita de Sobre o Tempo, da banda Pato Fu, da qual Fernanda faz parte. A canção é parte do projeto do grupo voltado para o público infantil, Música de Brinquedo.

Uma Carta Para Papai Noel conta com recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE e com investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA administrados pelo BRDE. Ainda na etapa de desenvolvimento o projeto foi um dos dez selecionados para participação no pitching no Mercado de Ideias Audiovisuais – INTERNACIONAL – em 2018, em São Paulo.