Um dos grandes atrativos de Traição Entre Amigas, filme de Bruno Barreto que ganha nova data de estreia e chega aos cinemas no dia 11 de dezembro, é ver duas jovens atrizes se desafiarem nos papéis mais complexos de suas carreiras. Larissa Manoela e Giovanna Rispoli, duas atrizes que cresceram em frente às câmeras, interpretam respectivamente Penélope e Luiza, duas jovens adultas, melhores amigas, que se desentendem depois de um episódio de traição e precisam aprender a reconstruir suas vidas.
Baseado no primeiro livro de Thalita Rebouças, lançado antes da escritora se voltar para o universo teen, o filme coloca Larissa e Giovanna em papéis fora de suas zonas de conforto, em que ambas vivem momentos inéditos de suas carreiras.
LARISSA MANOELA
Larissa Manoela iniciou a carreira ainda criança e logo se destacou como a Maria Joaquina de Carrossel, construindo uma carreira com papéis infantis e adolescentes, além de trabalhar como dubladora e ter quatro álbuns como cantora. Nos últimos anos, migrou para personagens mais maduras em Além da Ilusão e Êta Mundo Bom!. No cinema, começou em O Palhaço e estrelou sucessos como Meus 15 Anos, Modo Avião e Fala Sério, Mãe!, iniciando uma parceria com a escritora Thalita Rebouças.
Para poder fazer Traição Entre Amigas, Larissa abriu mão de outros compromissos: “Eu sentia, desde a primeira leitura, que havia algo ali que não podia escapar. Era uma personagem que me chamava para um lugar novo, que me provocava a crescer como artista e como mulher”.
Sobre a personagem, ela completa: “A Penélope me atraiu pela coragem. Ela tem um ímpeto de descobrir, de viver, de sentir, e faz isso com verdade e intensidade, mesmo quando não sabe exatamente para onde está indo. Ela é cheia de contradições — forte e vulnerável, impulsiva e racional em alguns momentos — e isso a torna incrivelmente humana. Me interessou muito essa camada de liberdade e experimentação, porque é um lugar que, como atriz, dá uma amplitude enorme para construir.”
GIOVANNA RISPOLI
Giovanna Rispoli começou no teatro ainda criança e, aos 12 anos, fez um filme e uma novela. Ganhou projeção nacional com seu papel em Boogie Oogie e viveu personagens marcantes como Jojô de Totalmente Demais e Milena, a jovem surda de Malhação: Toda Forma de Amar. No streaming, estrelou Temporada de Verão e Fim. No cinema, participou de Fala Sério, Mãe! e estrelou recentemente Quatro Meninas.
A atriz chegou a Traição Entre Amigas indicada pelo diretor de elenco, Luciano Baldan. Bruno Barreto a chamou para uma leitura: “Não para ver se ela era boa atriz, isso já estava claro, mas para sentir a química com a Larissa”.
“Gostei muito do texto. Era a cena da briga e eu não fazia ideia de que seria com a Larissa. Sabia que era um papel de protagonismo com ela e isso traz uma enorme responsabilidade”, lembra Giovanna, que não foi escolhida num primeiro momento. Dias depois, o diretor ligou para ela: “Ele me falou: ‘olha, tem que ser você. O personagem está ganhando umas camadas, uma carga dramática. É você’.”
Giovanna aceitou o convite e mergulhou na personagem. “Eu li o roteiro e fiquei ainda mais envolvida com o projeto. É uma personagem muito boa. Eu me conectei muito com a Luiza. A gente não tem muita coisa a ver, mas tinha um negócio meio esquisito, meio intenso nela, que me interessava muito.”
TRABALHO DE EQUIPE
Bruno é só elogios para suas protagonistas. Ele define Larissa como “uma atriz que desconstrói o personagem, vira pelo avesso” e diz que Giovanna “é uma das atrizes mais intuitivas que ele já conheceu”. Larissa devolve: “O Bruno tem uma sensibilidade enorme para personagens femininas, e ele me deu espaço para criar, experimentar, propor. Ele me conduziu com firmeza e delicadeza ao mesmo tempo, confiando no meu olhar, na minha entrega”.
Giovanna concorda. “Ele tem uma escuta muito generosa; é muito aberto à troca e está realmente interessado nessa construção de personagem. Não é todo diretor que tem essa sensibilidade. A gente ficou semanas e semanas de preparação, lendo, mexendo no roteiro, sempre respeitando a obra da Thalita, mas tivemos liberdade tanto na construção quanto no set”.
Ela acha que a ambiguidade de sua personagem vai surpreender os espectadores. “É sobre escolhas, sobre amadurecimento. Talvez as pessoas saiam da sala de cinema com a Luiza já mais bem digerida, mas acho que vão ter opiniões bem diversas”, afirma. Já Larissa acha que os fãs estão prontos para a nova fase: “Meu público cresceu comigo, se transformou comigo, e acho que eles vão se reconhecer nesse momento em que busco histórias mais complexas, mais adultas, mais desafiadoras. Espero que eles abracem essa nova fase — porque eu estou muito feliz e orgulhosa dela.”
Traição Entre Amigas será lançado nos cinemas no dia 11 de dezembro, com distribuição da Imagem Filmes. Nos dias 6 e 7 de dezembro haverá pré-estreias pagas em todo o circuito de cinemas.