Disney+ Loki Disney+ Loki

Tom Hiddleston diz não compreender Loki totalmente

Divulgação

Tom Hiddleston (Kong: A Ilha da Caveira) tem discutido sobre a longevidade do Loki, dizendo que ele nunca esperou que o personagem fosse ficar por tanto tempo e admitindo que ele ainda não compreende o Deus da Trapaça. Durante os últimos dez anos, o Universo Cinematográfico Marvel se tornou a maior franquia de filmes de todos os tempos, tendo feito mais de 12 bilhões de dólares pelo mundo e ganhando várias críticas positivas. Entretanto, uma área do universo cinematográfico tem sido constantemente criticada negativamente: os vilões são constantemente esquecíveis.

Dito isso, existe um vilão que não pertence a essa categoria: Loki. Sua primeira aparição foi em Thor e ele poderia ter sido um vilão típico, porém a forma carismática que Hiddleston o interpreta, com tanta arrogância, o tornou uma das fugas da série. Depois ele apareceu em Os Vingadores e Thor: O Mundo Sombrio e se tornou o mais amado anti-herói do universo cinematográfico. Muitos vilões vieram e se foram, mas já se passaram seis anos e nós ainda estamos falando sobre o Loki já que ele estará em Thor: Ragnarok. Ninguém poderia ter previsto que esse vilão alcançaria tanta popularidade, nem mesmo Hiddleston.

O ator falou recentemente com o Times Of India e expressou sua surpresa por se tornar uma parte fixa desse universo:

“É uma fonte de constante surpresa para mim que eu ainda esteja aqui. Eu nunca esperei isso quando comecei a interpreta-lo. Eu sinto uma responsabilidade enorme em entregar o personagem que as pessoas conhecem, mesmo que tenha sido quatro anos atrás a última vez que o interpretei e ainda tento leva-lo a novas direções”

É testamento pata Kevin Feige e os escritores da Marvel encontrarem formas de manter o personagem novo. Nada é fora dos limites para ele, nem mesmo manipular os membros de sua própria família. Mesmo assim, parece que ainda existe algo sobre a psique do personagem que ainda falta ser explorada. Hiddleston se sente da mesma forma, dizendo que ele nunca conseguiu um bloqueio completo no personagem:

“Eu gastei seis ou sete anos da minha vida tentando chegar a fundo no que ele quer exatamente. Quando ele parece chegar perto do que quer – poder, aceitação, pertencer – ele muda de direção. Eu acho que isso é o que o mantém interessante de certa forma. Ele é esperto, transformador, mutável e fará tudo o que puder para sobreviver. Ele é malandro. Ele é o Deus da Trapaça”

Loki mudou bastante nos últimos seis anos, indo de vilão engraçado ao que parece herói do Ragnarok, então não é nenhum choque Hiddleston dizer que nunca entendeu completamente o Loki. Talvez a frase mais reveladora do ator é como, apesar disso, ele sempre se sentiu certo para o papel:

“Quando eu coloquei o figurino, a maquiagem e a peruca pela primeira vez para o filme e me olhei no espelho eu pensei ‘wow, aqui está ele’. Foi como ver um velho amigo. Foi bom vê-lo, de certa forma. Eu sinto que o conheço”

Loki é um dos poucos vilões que o Universo Cinematográfico Marvel ainda não matou e é uma presença recorrente (não vamos considerar o Bucky, já que agora ele é um herói). E isso provavelmente não irá mudar em breve – a não ser que Thor: Ragnarok tenha alguma surpresa real escondida na manga.