Tom Hardy e Ridley Scott irão adaptar Um Conto de Natal para a BBC

Tom Hardy (Mad Max: Estrada da Fúria), Ridley Scott (Perdido em Marte) e Steven Knight (Peaky Blinders) se juntaram para produzir uma adaptação do clássico de Charles Dickens, Um Conto de Natal, para a BBC One.  O trio se juntou pela primeira vez no ano passado para produzir a série Taboo, um drama histórico que estrela Tom Hardy como um misterioso homem grunhindo e pisoteando seu caminho pela Londres de 1810 em uma violenta missão para reconstruir o império naval de seu falecido pai.

Originalmente publicado em 1843, Um Conto de Natal conta a história do miserável Ebeneezer Scrooge, que é visitado no Natal pelo fantasma de seu ex-sócio Jacob Marley e pelos Espíritos dos Natais Passados, do Natal do Presente e dos Natais Futuros. Os encontros sobrenaturais encorajam Scrooge a se tornar mais caridoso e gentil, uma mensagem que ainda ressoa ao longo de um século e meio depois.

Além de Um Conto de Natal, o trio planeja adaptar vários dos contos de Dickens para a emissora. Um Conto de Natal será exibido em 2019. Ainda não disseram se Hardy tem planos de estrelar a adaptação, mas ele poderia ser um Scrooge interessante. O ator falou sobre a obra:

“Um Conto de Natal é um fabuloso teatro mágico e um embaraço de riquezas para a nossa equipe criativa – desde os personagens até o design. Estamos aqui para ter muita diversão intrincada e maravilhosa. Nos sentimos com muita sorte”.

Um Conto de Natal foi adaptado para os palcos quase que imediatamente após o livro ser publicado, se tornando um clássico do teatro vitoriano. A história já foi adaptada inúmeras vezes, no cinema uma das mais notáveis adaptações é Scrooge de 1951 com Alistair Sim no papel título. Uma versão Disney da história, O Conto de Natal do Mickey, foi lançada em 1983. Os Muppets também tiveram a sua vez em 1992 com O Conto de Natal dos Muppets. Bill Murray fez uma versão memorável (e falida) na história em Scrooged de 1988, onde Scrooge foi reformulado como um executivo de televisão babaca. Uma versão animada foi lançada em 2009 com Jim Carrey fazendo a voz de Scrooge. Dickens também foi homenageado na aclamada HQ de 2011 Batman: Noel, na qual o Batman ficou com o papel de Scrooge.

Com o time por trás de Peaky Blinders e Taboo adaptando Dickens, o resultado tende a ser algo relativamente tradicional, mas belamente montado e rico em detalhes. Um Conto de Natal é uma das histórias mais icônicas e a versão de 1951 já virou um clássico de final de ano ao lado de filmes como Uma História de Natal, A Rena do Nariz Vermelho, O Natal do Charlie Brown, O Grinch e é claro, Duro de Matar.