Qual o melhor batman Qual o melhor batman

Todos os atores que interpretaram Batman, ranqueados do pior ao melhor

Divulgação

O Batman das telas evoluiu de um espirituoso combatente do crime na TV a um homem cheio de conflitos no cinema. Os fãs de Bruce Wayne, mais conhecido como Batman, são extremamente leais ao ator que eles acreditam melhor retratou o personagem. Qualquer afirmação ao contrário poderá ser motivo de um debate caloroso. E é justamente por isso que o Homem Morcego é tão amado, porque ele desperta paixões. E essa paixão cresceu ainda mais nos últimos tempo com o lançamento do trailer de The Batman, com Robert Pattinson no papel principal, e Michael Keaton falando sobre a possibilidade de voltar a viver Bruce Wayne para o filme The Flash.

Por isso, essa é a melhor hora para olharmos para trás e classificarmos os atores que interpretaram o icônico personagem, tanto na TV quanto no cinema (deixamos de fora a animação, com algumas exceções importantes). Abaixo, os atores que interpretaram o Batman, do pior para o melhor:

9. George Clooney

George Clooney como Batman em 1997
Divulgação

(Batman & Robin, 1997)

Ainda tentando se encontrar depois de sua participação em “ER”, Clooney estava às voltas com comédias românticas e filmes de ação quando assumiu o papel, depois da atuação única de Val Kilmer em Batman Eternamente. Foi um grande desastre.

Os fãs não gostaram da estética colorida do diretor Joel Schumacher e dos vilões estilo desenho animado interpretados com Arnold Schwarzenegger (Mr. Freeze) e Uma Thurman (Poison Ivy). Além disso, o Batman de Clooney era muito engraçadinho, transformando o Cavaleiro das Trevas em alguém leve e descontraído. Em 2013, Clooney disse que guardava uma foto de si mesmo como Batman para lembrá-lo de quão ruim tinha sido sua decisão.

8. Lewis G. Wilson

Robert Lowery
Divulgação

(“The Batman” TV show, 1943)

Wilson sempre terá o privilégio de ter sido o primeiro ator a interpretar o icônico personagem, estrelando a série de 1943. Mas isso também foi um ponto negativo, porque ele só tinha os quadrinhos para usar como referência, justamente por ser o primeiro a vestir a roupa do super-herói. Ele conseguiu sustentar o personagem, mas certamente não foi uma performance memorável. Basta dar uma olhada nele no papel.

7. Robert Lowery

Divulgação

(“Batman and Robin” TV show, 1949)

A segunda tentativa de uma série de TV contou com um ator de peso para interpretar o Homem Morcego. O físico de Lowery e as cenas de luta um pouco mais elaboradas, tornam a experiência mais agradável.

6. Will Arnett

Divulgação

(“The Lego Movie,” 2014; “The Lego Batman Movie,” 2017; “The Lego Movie 2: The Second Part,” 2019)

É difícil dizer se o trabalho de Arnett foi mais fácil ou mais difícil por ele apenas ter emprestado sua voz ao personagem na versão Lego, mas é divertido mesmo assim. Ele deu voz com maestria ao herói em “Uma aventura Lego”, “LEGO Batman: o filme” e “Uma aventura Lego 2”.

5. Ben Affleck

Ben Aflleck como Batman
Divulgação

(“Batman v Superman: Dawn of Justice,” 2016; “Suicide Squad,” 2016; “Justice League,” 2017)

A maioria dos atores desta lista teve que lidar com o julgamento popular quando concordaram em assumir ao papel. Mas pode-se dizer que Bem Affleck teve o pior de todos. Lidando com o ódio das redes sociais por ser um superstar nos dias de hoje, Affleck recebeu uma enxurrada de críticas assim que Batman vs Superman foi lançado em 2016. Mas ele se saiu bem ao interpretar um personagem desconfiado e com um passado sombrio.

4. Val Kilmer

Val Kilmer é o Batman
Divulgação

(“Batman forever,” 1995)

Tendo a difícil missão de substituir Michael Keaton após ele ter desistido de fazer um terceiro filme do Batman, Kilmer deu ao personagem um estilo mais suave, e o público aprovou. O filme arrecadou mais que Batman: O Retorno. Teria sido interessante ver o que teria acontecido se Kilmer tivesse feito outro filme.

3. Adam West

Adam West
Divulgação

(“Batman” TV show, 1966)

Ame ou odeie, mas é inegável que o Batman interpretado por West está permanentemente gravado na mente de muitas pessoas. Ele é a primeira imagem que muitos de nós temos do personagem (até mesmo Christian Bale o considera seu Batman favorito). West deu ao herói uma personalidade limpa, que era perfeita para uma série feita para toda a família, inclusive crianças. O único ponto negativo eram suas habilidades de luta, que ficavam muito abaixo do desejado.

2. Christian Bale

Christian Bale como Batman
Divulgação

(“Batman Begins,” 2005; “The Dark Knight,” 2008; “The Dark Knight Rises,” 2012)

A energia e a dedicação ao personagem que ele assumiu são inquestionáveis, e ele certamente entregou uma excelente atuação nas três vezes que interpretou o personagem. Pode-se até dizer que não dava para entender nada quando ele falava como Batman ou que ele foi fortemente ajudado pela força criativa que é o diretor Christopher Nolan. Mas a verdade é que, independentemente disso, Bale trouxe uma intensidade para o personagem que nunca havia sido vista antes.

1. Michael Keaton

Michael Keaton
Divulgação

(“Batman,” 1989; “Batman Returns,” 1992)

A escalação de Keaton está definitivamente no topo da lista das maiores apostas que um estúdio já fez. Mais conhecido por seu papeis cômicos, Keaton enfrentou uma rejeição quase mundial quando foi anunciado para o filme em 1989. Mas o ator provou que todos estavam errados, e em parceria com o diretor Tim Burton trouxe legitimidade de volta a uma franquia que estava praticamente morta até então. Entregando uma interpretação sombria e misteriosa, mas ainda capaz de um riso irônico, Keaton abriu o caminho para como o Batman seria visto nas próximas décadas.

Keaton está tão confiante do seu desempenho no papel que ele pode dizer: “Eu sou o Batman”. E quer saber? Acho que ele está certo.

Vamos esperar pacientemente a inclusão de Robert Pattinson nesta lista quando The Batman estrear nos cinemas em outubro de 2021. De todos os personagens e atores da lista, qual o seu preferido? Comente!