Todas as franquias de terror criadas pela Blumhouse, até agora

Divulgação

Por cerca de uma década, a Blumhouse Productions tem sido uma gigante na cena dos filme de terror, criando várias franquias famosas ao longo do caminho.

Muitos estúdios deixaram sua marca no gênero de terror. A Universal Pictures foi pioneira, por meio de seus clássicos filmes de monstros que reinaram supremos dos anos 1930 aos anos 1950. A New Line Cinema era originalmente conhecida como “The House That Freddy Build” (A Casa Que Freddy Construiu, em tradução literal), graças à franquia A Hora do Pesadelo, que serviu como sua história de sucesso inicial.

A Dimension Films, fundada pelos agora desgraçados irmãos Harvey e Bob Weinstein, apostou sua reivindicação por um pedaço do mercado de terror com a franquia Pânico, bem como as continuações de Hellraiser, Colheita Maldita e Halloween. Recentemente, a distribuidora independente A24 se tornou um grande nome no gênero de terror de Hollywood, lançando filmes inteligentes, assustadores e mais lentos como A Bruxa, Hereditário, Midsommar: O Mal Não Espera a Noite e O Farol. E, é claro, existe a Blumhouse.

A Blumhouse ostenta a melhor margem de lucro entre as produções de terror de qualquer estúdio, rotineiramente orçando filmes por menos de US $ 20 milhões – ou às vezes até menos de US $ 10 milhões – e regularmente obtendo retornos de bilheteria na casa das centenas de milhões. Eles também têm uma ótima opção de venda de seus produtos que não chegam aos cinemas para os três principais serviços de streaming, Netflix, Amazon Prime e Hulu. Embora certamente haverá mais por vir, aqui estão todas as franquias de filmes de terror da Blumhouse até agora.

Atividade Paranormal

Blumhouse
Atividade Paranormal
do diretor Oren Peli foi o primeiro grande sucesso de terror da Blumhouse. A história original de um jovem casal perseguido por um demônio malévolo foi seguida por cinco sequências, com um sétimo filme em andamento com lançamento previsto para março de 2022. Jason Blum deu a entender que Katie Featherston pode retornar, após não aparecer no sexto filme.

Sobrenatural


A próxima franquia da Blumhouse a surgir foi Sobrenatural, que estreou amplamente em 2011 e foi um dos primeiros sucessos que estabeleceu James Wan como um diretor a ser assistido. A Família Lambert, liderada pelas estrelas Patrick Wilson e Rose Byrne, foi o foco dos dois primeiros filmes, com a vidente Elise Rainier (Lin Shaye), assumindo a liderança nas partes três e quatro. Diz-se que um quinto filme está sendo elaborado, mas já faz um bom tempo que nenhuma atualização foi feita sobre o projeto.

A Entidade

Blumhouse
A Entidade
, de 2012, dirigido por Scott Derrickson, foi um sucesso surpresa, conquistando a crítica e o público. Ethan Hawke estrelou como um verdadeiro escritor policial que descobre horríveis filmes depois de se mudar para uma casa onde ocorreram assassinatos. A Entidade apresentou ao mundo o vilão assustador Bughuul, mas, infelizmente, A Entidade 2 fracassou e não demonstraram intenção de fazer um terceiro filme.

Noite de Crime


Ethan Hawke
também estrelou o primeiro filme da franquia Noite de Crime como um contratado de segurança cuja casa é ameaçada por psicopatas que procuram libertar sua fúria na única noite do ano em que isso é permitido. Fizeram mais três filmes desde então, que serviram para expandir a mitologia e mergulhar na criação do Dia Do Expurgo, bem como uma série de TV que foi cancelada recentemente após duas temporadas. The Forever Purge, planejado para ser o filme final, está programado para lançamento em julho de 2021.

Ouija


Um filme de terror produzido pela Hasbro baseado no clássico “jogo” de tabuleiro Ouija parece uma receita para o desastre, e definitivamente era, pelo menos do ponto de vista da qualidade. A maioria concorda que Ouija de 2014 foi um filme horrível, mas se mostrou bastante lucrativo graças ao seu baixo orçamento. Felizmente, o diretor Mike Flanagan veio para dirigir o prelúdio Ouija: Origem do Mal em 2017, que embora não seja revolucionário, é muito melhor que seu antecessor, na verdade conseguindo ser assustador e cheio de suspense. O prelúdio também rendeu um bom dinheiro, mas ainda não há sinais de um terceiro filme da franquia.

Amizade Desfeita

Blumhouse
Amizade Desfeita
, de 2015, não foi exatamente um filme que roubou a cena, mas os críticos não foram muito duros com ele e rendeu dinheiro nas bilheterias. A premissa de um filme de terror tipo found footage, contada através da visão de uma webcam, não tinha sido cravada naquele ponto, e as mortes foram bem criativas para um orçamento claramente muito baixo. Amizade Desfeita 2: Dark Web veio em 2018 e, embora muitos fãs considerem ele uma melhoria em relação ao primeiro, ele fracassou financeiramente, e um terceiro filme parece improvável.

Lunático


Dirigido por Patrick Brice e estrelado por Mark Duplass como um serial killer que atrai videógrafos para sua ruína, Lunático foi um grande sucesso de crítica em 2015. A sequência Lunático 2 de 2017 recebeu críticas ainda melhores, e a franquia crescente se tornou a favorita de muitos fãs de terror, a ponto de Lunático 3 estar em andamento. Os filmes da franquia Lunático são um excelente exemplo de terror que não precisa de muito orçamento para ser grande.

A Forca

Blumhouse
O filme de terror found footage de 2015, A Forca, é um estranho no meio disso tudo: os críticos o desprezaram e a maioria dos fãs parece odiá-lo também. No entanto, sua receita bruta mundial de $ 43 milhões com base em um orçamento minúsculo de $ 100.000 tornou-o um grande sucesso financeiro, levando a uma sequência chamada A Forca Ato II em 2019. Os críticos não gostaram muito deste também, mas a sequência ainda foi barata e teve um lançamento nos cinemas muito limitado, então Blumhouse provavelmente ainda saiu lucrando.

A Morte Te Dá Parabéns


Surpreendentemente, a combinação de um filme de terror com comédia e um loop temporal ao estilo Dia da Marmota provou ser um sucesso, já que A Morte Te Dá Parabéns de 2017 foi adorado pela crítica e pelo público. A Morte Te Dá Parabéns 2 saiu em 2019, trazendo a imensamente simpática Jessica Rothe de volta ao papel principal de Tree Gelbman, e adicionando um (talvez excessivamente complicado) toque de ficção científica aos procedimentos. As críticas para a sequência foram boas, mas a bilheteria foi uma decepção, e não está claro se um terceiro filme vai ser feito.