Terence Stamp, ator britânico indicado ao Oscar e conhecido por papéis marcantes em Superman e Priscilla, a Rainha do Deserto, morreu aos 87 anos. A notícia foi confirmada por sua família neste domingo (17) via Deadline.
“Ele deixa uma obra extraordinária, tanto como ator quanto como escritor, que continuará a tocar e inspirar as pessoas por muitos anos”, declarou a família em comunicado divulgado pela Reuters.
Nascido em 22 de julho de 1938, em Stepney, Londres, Stamp estudou na Academia Webber Douglas de Arte Dramática antes de iniciar sua carreira nos palcos, atuando em peças como Alfie!, Drácula e A Dama do Mar.
Uma carreira consagrada
Sua estreia no cinema aconteceu em 1962, no drama histórico Billy Budd, de Peter Ustinov. A performance lhe rendeu o Globo de Ouro de Revelação do Ano e uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante — um feito que consolidou seu talento logo no início da trajetória.
Papéis marcantes no cinema
Entre seus trabalhos mais lembrados estão a interpretação do vilão General Zod em Superman (1978) e Superman II (1980), além de participações em filmes como Os Jovens Pistoleiros (1988), Elektra (2005), Operação Valquíria (2008) e Noite Passada em Soho (2021).
Entretanto, foi em Priscilla, a Rainha do Deserto (1994) que Stamp brilhou em um dos papéis mais emblemáticos de sua carreira. No longa, ele viveu Bernadette Bassenger, uma mulher trans, conquistando indicações ao Globo de Ouro e ao BAFTA. O filme segue como um clássico da representatividade LGBTQIA+.
Recentemente, o ator demonstrava entusiasmo com a possibilidade de retornar em Priscilla 2, sequência do filme de Stephan Elliott. Em entrevista ao Deadline, Stamp revelou que gostaria de “começar a filmar o mais rápido possível”.