A renomada produtora A24 apresenta Tempo de Guerra, novo filme escrito e dirigido pelo veterano da guerra do Iraque Ray Mendoza e por Alex Garland (Guerra Civil). O longa-metragem estreia nos cinemas brasileiros em 17 de abril, com o objetivo de redefinir o gênero.
A superprodução apresenta a reconstrução de um fato verídico, ocorrido na cidade de Ramadi, no Iraque, em 2006, durante uma perigosa missão do pelotão de SEALs, a força especial da Marinha dos EUA, com a participação de Ray Mendoza entre os combatentes.
Tempo de Guerra é estrelado por um elenco de jovens astros: D’Pharaoh Woon-A-Tai (Reservation Dogs), Will Poulter (O Urso), Cosmo Jarvis (Xógum: A Gloriosa Saga do Japão), Kit Connor (Heartstopper), Joseph Quinn (Stranger Things) e Charles Melton (Segredos de um Escândalo), entre outros.
O filme de Mendoza e Garland mergulha na experiência de guerra, com longas sequências, cenários meticulosamente construídos e um realismo inigualável, revelando a brutalidade do conflito e os laços profundos que se formam entre os soldados. A produção oferece uma visão única da guerra ao retratar os momentos de tensão e união, a partir das experiências reais de quem participou da perigosa ação militar.
Tempo de Guerra homenageia Elliott Miller, veterano de guerra sobrevivente e integrante do pelotão que participou da ousada ação em uma casa em Ramadi. “Espero que, ao assistirem a este filme, as pessoas compreendam o quanto dependemos uns dos outros”, conta Miller.
Sob a liderança de Mendoza e seu assistente, Tim Chappel, o elenco passou por um treinamento inspirado no BUD/S, o rigoroso programa de Treinamento Básico de Demolição Subaquática/SEAL, considerado um dos mais desafiadores das Forças Armadas dos EUA. Durante três semanas, os atores aprenderam desde o manuseio de armas e o protocolo no uso de rádio até táticas de movimentação e técnicas de trabalho em equipe. Também usaram equipamentos autênticos, carregando cerca de 23 quilos cada e desenvolvendo uma dinâmica de comando igual ao dos combatentes que interpretavam.
“Colocamos os atores em situações intensas, forçando-os a enfrentar adversidades”, explica Mendoza, ressaltando que essa grande experiência fortaleceu os laços entre a equipe do filme de maneira natural.
Cosmo Jarvis interpreta Elliott Miller e destaca que as responsabilidades das operações SEAL “exigem total confiança entre todos. O processo de treinamento foi uma abordagem inovadora para nos prepararmos para esse trabalho, criando um vínculo estreito entre nós. Quando chegamos às filmagens, a familiaridade já estava totalmente consolidada”.
Sobre o roteiro, Charles Melton, que interpreta o Oficial Encarregado Jake Wayne na segunda operação Ramadi, afirma que “nunca havia lido nada parecido. A história te prende a cada minuto, proporcionando a sensação de viver em tempo real os ataques aos SEALs, ao mesmo tempo em que você observa o impacto positivo dos relacionamentos no treinamento tático”.
O ator Joseph Quinn, intérprete de Sam, inspirado em Joe Hildebrand, outro combatente ferido durante a missão, destaca que Garland e Mendoza desenvolveram personagens de uma maneira única, dando-lhes características próprias e complexidades, “em vez de apenas transformá-los em figuras parte de um grupo”. Ele continua: “Ao longo da trama, vemos como eles lidam com situações complicadas e como a irmandade e a camaradagem entre eles se tornam fundamentais para superar os obstáculos”.
Para o ator Will Poulter, que interpreta o oficial no comando da operação, Tempo de Guerra rompe com as convenções e dispensa qualquer romantização na sua abordagem da guerra: “O longa assemelha-se a uma gravação real de combate, levando ao público uma compreensão mais autêntica do que é estar em um ambiente de guerra sob pressão intensa e implacável”.
“O trabalho foi uma verdadeira carta de amor para esses irmãos e o que eles fizeram para manter uns aos outros vivos”, finaliza o ator Kit Connor.