Star Wars | Qual é o nome verdadeiro de Padmé (não é Amidala)

Divulgação

Ao contrário da crença popular de Star Wars, o sobrenome de Padmé não é realmente Amidala, então qual é?

Como mãe biológica de Luke e Leia, para não mencionar o verdadeiro amor de Anakin Skywalker (Hayden Christensen), a ex-rainha de Naboo é uma figura importante na ópera espacial. Interpretada por Natalie Portman, a personagem é uma participante importante da trilogia de prequelas, onde os fãs aprendem como ela está conectada à narrativa maior em relação à ascensão e derrota eventual do Império Galáctico na trilogia original.

Enquanto o papel principal de Padmé na narrativa de Star Wars é abordado nas prequelas, ela também é parte fundamental na série de animação Star Wars: A Guerra dos Clones. Apresentada como a jovem rainha de Naboo, ela rapidamente captura o coração do jovem Anakin durante seu primeiro encontro em A Ameaça Fantasma, e apesar de ficarem separados por uma década, ele permanece encantado por ela quando eles se reúnem em Ataque Dos Clones. No final do filme de 2002, o casal se casa secretamente, seguindo em frente com seu caso de amor até Anakin passar para o lado negro da Força e a morte subsequente de Padmé depois de dar à luz aos gêmeos em A Vingança dos Sith. Durante os três filmes os fãs pensaram que o sobrenome de Padmé é Amidala – o que não é verdade.

O nome biológico de Padmé é Padmé Naberrie – filha de Ruwee e Jobal Naberrie e irmã de Sola do planeta Naboo. Nascida de uma família de classe média, a inteligência e a graça de Padmé a tornaram perfeita para o serviço público, resultando em sua eleição como rainha do planeta quando ela tinha apenas 14 anos de idade, então ela adotou o nome real Amidala. É por isso que os fãs geralmente a conhecem como Padmé Amidala, em vez de seu nome completo Padmé Amidala Naberrie.

Os nomes reinantes são usados ​​pelos monarcas e papas depois de serem coroados ou ordenados para diferenciar seus antigos eus dos líderes que se tornarão. É um pouco semelhante à forma como o uso de nomes dominantes funciona em Star Wars, como visto com Padmé, com Amidala sendo seu nome público. O romance  Queen’s Peril de E.K. Johnston narra os primeiros anos de Padmé no trono e sua missão de recrutar suas criadas leais que lhe deram segurança durante A Ameaça Fantasma, com Sabé (Keira Knightley) até mesmo a substituindo.

Divulgação

Também menciona especificamente que Naboo é uma democracia real – ou seja, aqueles que se candidatam a um cargo assumem automaticamente um nome falso, a fim de ocultar sua verdadeira identidade. Ao fazer isso, suas vidas pessoais e conexões familiares são protegidas durante seu reinado. Também permite que aqueles que se aposentam do cargo retomem suas identidades particulares e vivam pacificamente longe dos olhos do público, caso prefiram fazer isso. Por outro lado, protege o sistema de governo de qualquer potencial corrupção e dinastia também.

O uso de um nome diferente para Padmé também ajuda a preservar a reviravolta de A Ameaça Fantasma sobre sua verdadeira identidade. No filme, Sabé interpreta o chamariz da rainha, referindo-se a si mesma como Amidala. Como a rainha de Naboo é conhecida apenas como Amidala, eles são capazes de enganar as pessoas – até os Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor). Quando Sabé se torna o rosto da jovem governante, Padmé é capaz de ficar nas sombras, sem chamar a atenção – para sua própria segurança. Apenas no final do filme Padmé finalmente revela sua verdadeira identidade para pedir a ajuda dos Gungans.

A trilogia de prequelas de Star Wars está disponível no Amazon Prime Video.