Sr. Blake Ao Seu Dispor é inspirado no best-seller homônimo de 2012, que foi traduzido para 17 idiomas em todo o mundo. O livro é escrito por Gilles Legardinier, que também dirige e assina o roteiro do filme. Na trama, o executivo aposentado Andrew Blake (John Malkovich em seu primeiro papel como protagonista em um filme francês) perdeu o amor de sua vida. Embora, no início do filme, ele esteja prestes a ser homenageado como Homem do Ano em uma cerimônia de premiação, ele se ausentou e viajou para uma vasta propriedade remota na França, onde conheceu sua esposa 40 anos antes e está retornando em busca de consolo quatro meses após sua morte.
Ao chegar, Blake é imediatamente confundido com o novo mordomo da propriedade e é contratado em caráter experimental pela dona da casa, Nathalie (Fanny Ardant). Apesar de não ter noção das funções de um mordomo, ele decide entrar na brincadeira e logo se acomoda em seu trabalho.
Quanto mais o novo mordomo circula pela propriedade, mais claro fica que nem tudo está em ordem. A dona da casa ainda lamenta a morte do marido, falecido há anos. Além disso, mal consegue sustentar os empregados restantes da casa. Odile (Émilie Dequenne) é a governanta e principalmente cozinheira, uma mulher que reluta em se arriscar e mostrar sua criatividade. Manon (Eugénie Anselin) cuida de outros trabalhos domésticos e está grávida, mas sem contato com o namorado ou um lar. E Magnier (Philippe Bas) é o vizinho jardineiro que não ousa falar com a cozinheira. Até o gato residente, Mephisto, que tem tanto tempo de tela quanto os outros, carrega seu próprio segredinho. Andrew encontra uma curiosa satisfação na humanidade da vida na enorme mansão. À medida que estabelece um relacionamento com as três mulheres, ele encontra inúmeras oportunidades de ajudá-las.
Apesar de ser conhecido como um astro de Hollywood, John Malkovich se dedica às produções europeias com certa frequência. Em Sr. Blake Ao Seu Dispor, o ator aceitou o desafio de falar inteiramente em francês, ainda que com um forte sotaque inglês e de forma não muito natural em alguns momentos – mas isso é parte do charme. Ele se destaca nesse tipo de filme, contando uma história encantadora e carinhosamente construída sem muito alarde que contrasta com muitos de seus papéis mais sinistros.
Gilles Legardinier, em sua estreia na direção, encontra o equilíbrio perfeito entre a comédia e o drama. Algumas situações beiram o humor pastelão, como um roubo à meia-noite em que Blake e Philippe se envolvem para recuperar uma preciosa aliança de casamento que Madame Beauvillier foi forçada a vender. É um filme que começa relativamente leve, mas, à medida que a história avança, percebemos que todos os personagens secundários têm uma história relativamente trágica para nos contar. No entanto, acaba sendo um daqueles filmes que nos fazem sentir bem, graças a uma história focada no humor e na humanidade. Embora Sr. Blake Ao Seu Dispor se esforce para criar uma sensação mágica, ele não consegue, mas é um divertimento envolvente o suficiente.
Sr. Blake Ao Seu Dispor chega exclusivamente nos cinemas brasileiros no dia 18 de setembro, com distribuição da Mares Filmes.
Bom
Ainda que se esforce muito para ser um filme encantador e que faz com que o público se sinta bem e tenha o ótimo John Malkovich interpretando o protagonista, Sr. Blake Ao Seu Dispor dá algumas derrapadas no meio do caminho.