ACABOU! Após 118 dias, os negociadores do Sindicato de Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) aprovaram um acordo provisório que encerrará a mais longa greve de atores contra os estúdios de cinema e TV da história de Hollywood. As informações são da Variety.
Em um anúncio na quarta-feira, o sindicato disse que a greve será encerrada às 00h01, horário do Pacífico, em 9 de novembro. O comitê de negociação do sindicato aprovou o acordo por unanimidade. O próximo acordo vai para o conselho nacional SAG-AFTRA para aprovação na sexta-feira.
Os últimos dias foram de muita conversa para que o acordo fosse firmado. Uma das discussões são as primeiras proteções para os atores contra a inteligência artificial e um aumento salarial histórico. O acordo fará com que a maioria dos mínimos aumente em 7% – dois por cento acima dos aumentos recebidos pelo Writers Guild of America e pelo Directors Guild of America.
Um fato marcante é que o SAG-AFTRA, o sindicato que representa mais de 160.000 artistas, não havia realizado uma greve contra as empresas de cinema e televisão desde 1980. É importante ressaltar que a última vez em que atores e roteiristas entraram em greve simultaneamente foi em 1960.
Esses eventos têm tido um impacto notável na indústria, gerando uma diminuição substancial na produção de filmes e programas de TV.