Silvio Santos Vem Aí
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Silvio Santos Vem Aí foca na nostalgia para reforçar a lenda

Depois da estreia do polêmico Silvio no ano passado, que chegou aos cinemas logo após a morte do apresentador, o homem do baú ganhou mais uma cinebiografia nas telonas. Agora, o maior apresentador de TV do Brasil teve sua trajetória retratada no filme Silvio Santos Vem Aí, com Leandro Hassum no papel principal. O novo longa é dirigido por Cris D’Amato, tem seu roteiro assinado por Paulo Cursino e mostra o período em que o apresentador surpreendeu à todos ao se candidatar para a presidência do Brasil na primeira eleição presidencial com voto popular desde 1961.

A proposta do filme é de conhecermos mais sobre Silvio Santos através do olhar de Marília (Manu Gavassi), uma publicitária que é designada para investigar a vida dele. O apresentador lança sua candidatura e inicia a campanha em 31 de outubro, apenas duas semanas antes do primeiro turno, marcado para 15 de novembro. Ela deve passar esse curto período de tempo ao lado do apresentador para tentar entender a essência dele, ajudar a montar sua campanha e prever possíveis ataques dos adversários. O dono do SBT teria levado sua candidatura adiante se ela não tivesse sido barrada pelo Supremo Tribunal Federal após várias contestações dos outros candidatos.

Apesar de ser extremamente famoso e passar todos os domingos dentro dos lares da maioria dos brasileiros, ele ainda mantinha muito de sua vida longe dos holofotes. De início, Marília não tem nenhum apreço por seu trabalho como apresentador, mas ela vai sendo conquistada pelo carisma de Silvio conforme o conhece melhor. A dinâmica entre esses dois personagens funciona quase como um duelo em que ambos sairão mudados. Enquanto sua carreira decola, sua vida pessoal entra em crise, pois ela dedica toda a sua energia ao trabalho e acaba negligenciando seus relacionamentos.

Ainda que esse seja o recorte escolhido para o filme, toda a parte política é tratada de forma bastante superficial, já que o foco está em mostrar como os programas que Silvio apresenta funcionam como um espelho de sua vida e de sua trajetória como profissional. É um filme feito para homenagear Silvio Santos e despertar a nostalgia do público, escondendo os defeitos do apresentador. Além disso, Marília e seus dramas acabam tendo ainda mais tempo de tela do que a vida do personagem titular. A atuação de Manu Gavass é competente, ainda que em muitos momentos ela pareça estar sendo ela mesma.

Leandro Hassum tinha a missão mais difícil: interpretar Silvio Santos sem que parecesse uma caricatura do apresentador ou uma imitação barata, como todos os brasileiros acham que sabem fazer e que até virou piada no filme. Ele consegue trazer os comportamento e os trejeitos muito conhecidos do homem do baú, sem exagerar demais. Claro que isso não se dá apenas com a atuação, já que o figurino e toda a reconstrução dos cenários dos programas daquela época nos ajudam a mergulhar nessa história.

Além de recriar alguns momentos icônicos da história de Silvio Santos e até mesmo trazer as “colegas de trabalho”, algumas cenas de Silvio Santos Vem Aí são muito bem pensadas, como quando vemos Lombardi no filme, que por anos só conhecemos a voz na televisão, em que ele é apresentado como um grande mistério. São vários planos em que sempre tem algo escondendo o homem que anunciava produtos e quadros dos programas de Silvio, tornando esse momento muito divertido.

Apesar de ter muitos momentos divertidos, o filme não apresenta muitas informações realmente novas ou diferentes do que já é amplamente conhecido sobre o apresentador, fugindo um pouco da proposta de Marília trazer várias novidades sobre ele. Silvio Santos é uma figura histórica da televisão e pode ser considerado o maior comunicador do Brasil, obviamente seu legado merece destaque, mas o excesso de enaltecimento e a falta de nuances acabam tornando sua representação artificial.

Depois de algumas entradas do “Silvioverso” que não merecem nem a lembrança, Silvio Santos Vem Aí cumpre bem seu papel como entretenimento leve e nostálgico, capaz de agradar principalmente aos admiradores do apresentador. A boa reconstrução de época, o carisma de Leandro Hassum e algumas ideias criativas na direção tornam a experiência agradável. No entanto, ao optar por uma abordagem que privilegia a reverência e evita mergulhos mais profundos nas contradições e complexidades de Silvio Santos, assim como ao deslocar grande parte do foco para Marília, o filme perde a chance de oferecer um retrato mais completo e contundente dessa figura central da televisão brasileira. O resultado é uma obra agradável de ser assistida, mas que se contenta em reforçar a lenda em vez de realmente investigá-la.

Silvio Santos Vem Aí chega aos cinemas em 20 de novembro, com distribuição da Paris Filmes.


Leia também: Silvio Santos Vem Aí | Leandro Hassum e Manu Gavassi falam sobre a cinebiografia


2.5

Regular

Silvio Santos Vem Aí se utiliza da nostalgia ao homenagear o apresentador que marcou a vida de milhões de brasileiros e acaba enaltecendo demais suas qualidades. Ainda assim, em alguns momentos ele parece um personagem secundário na história de Marília.

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