Senna e Sonic: o que está se passando com os 3D modernos?

STH_01-01-27-04R – Ben Schwartz voices Sonic in SONIC THE HEDGEHOG from Paramount Pictures and Sega. Photo Credit: Courtesy Paramount Pictures and Sega of America.

Apesar de nosso título apelativo, gostaríamos de pensar que nada de mais está acontecendo. Que os dois casos que queremos trazer foram apenas duas “borradas” que não terão expressão. Afinal, uma delas até foi rapidamente corrigida, sob pressão do público. A outra… bem, não há notícia que venha a ser corrigida, e isso nos dá matéria para alguma preocupação. Será que os desenhistas e os chefes de projeto não dão mais atenção para o mercado, para o público?

Nosso caso é simples: dois casos em que o “remake” de dois personagens célebres – um da vida real e outro do gaming – correu mal. Mesmo muito mal. É certo que um “remake” vai sempre trazer críticas. Mexer em algo que está estabelecido, como aconteceu com o Rei Leão, vai sempre originar opiniões diversas, pois cada um tem uma ideia sobre a que critérios deveria obedecer uma alteração. Mas o que aconteceu com Senna e Sonic vai bastante além do que deveria ser uma opção do desenhista.

Senna: tragam os 8bit de volta

No jogo “F1 2019”, o título oficial da Fórmula 1, desenvolvido pela Codemasters (como acontece há vários anos), foi anunciado um modo “rivalry”, de competição entre Ayrton Senna e Alain Prost. Tal acontece muito adequadamente quando se assinala o trigésimo aniversário do famoso “pega de Suzuka” que muitos reputam como tendo sido a melhor prova de Fórmula 1 de sempre.

O problema foi quando mostraram o ícone 3D de Senna no jogo. Alguns disseram que estaria parecido com Senna, sim, mas com seu sobrinho Bruno; outros simplesmente pegaram o jogo “Ayrton Senna’s Super Monaco GP”, da Master System (o velhinho console do início dos anos 90), e fizeram a comparação. O ícone dos 8bit e das 256 cores estava bem mais parecido que o modelo 3D de 2019!

Sonic: derrotado pela internet… ou estaria Robotnik/Eggman entre a equipe de modeladores 3D?

A internet nem sempre é justa, mas quando saiu o “trailer” do filme sobre Sonic, alguns se perguntaram se o malvado vilão se teria infiltrado na equipe que desenvolveu o modelo 3D do famosíssimo personagem. O fato é que ninguém parecia reconhecer a essência de Sonic naquele boneco que foi apresentado. Um dos pontos principais foi o olhar. Os olhos do boneco em nada lembram o olhar oblíquo, inteligente e dinâmico que todos associamos a Sonic. Seus dentes, quase humanos, também foram criticados. Entretanto, ao contrário do que aconteceu com Senna, o caso de Sonic teve uma solução mais rápida; em pouco tempo, a Sega e a Paramount anunciaram que estariam fazendo alterações no visual do personagem.

Senna e Sonic, “parceiros” em uma das maiores vitórias do tricampeão – o GP da Europa de 1993, em uma época em que a Sega estava patrocinando o “Grande Circo” – foram agora “parceiros” também em trabalhos muitíssimo decepcionantes. Até conseguimos entender que Sonic venha a ser mudado e Senna não, uma vez que o filme não “vive” sem seu personagem principal, mas o videojogo pode ser jogado da mesma forma – você entra no carro, sai para a pista e não se lembra mais disso; o próprio capacete verde e amarelo é mais simbólico que o rosto.

Mas vale perguntar: qual será o próximo modelo 3D a falhar de forma tão espetacular quanto esses dois?