Scarlett Johansson Scarlett Johansson

Com a saída de Scarlett Johansson, Rub & Tug pode ser cancelado

Divulgação/Paramount Pictures

O futuro de Rub & Tug pode estar comprometido com a saída de Scarlett Johansson (Vingadores: Guerra Infinita) do projeto após críticas por ter aceitado interpretar um personagem transgênero. Baseado na história real do empresário e criminoso Dante “Tex” Gill, o filme teria reunido Johansson novamente com Rupert Sanders, o diretor de A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell. O Dante Gill de verdade foi uma figura incrível, que, enquanto fazia a transição de mulher para homem, se envolveu com a máfia e se tornou um chefão do crime dos anos 1970 em Pittsburgh com seu império de casas de massagem ilegais.

A decisão de Johansson interpretar Dante Gill em Rub & Tug imediatamente causou revolta na comunidade trans, que acusou o filme de fazer ciswashing (ou seja, colocar uma pessoa cujo gênero é o mesmo que o designado em seu nascimento para fazer o papel de uma pessoa trans). Primeiramente a atriz defendeu sua decisão de pegar o papel e citou exemplos de atores e atrizes cisgêneros que interpretaram pessoas trans em outros filmes. Mas, mais tarde, a atriz deu uma declaração se desculpando por suas declarações “insensíveis”. Muitos na comunidade LGBTQ consideram que o filme pode ser um divisor de águas na forma de mostrar pessoas trans no cinema.

Mas parece que sem o nome de Johansson ligado ao projeto, Rub & Tug está em perigo de não ser feito. Segundo o The Wrap, fontes de dentro da produção afirmaram que o filme pode não ser levado adiante, mesmo com Sanders ainda ligado ao projeto. A produtora These Pictures, cujo a dona é Scarlett Johansson, iria produzir o filme, mas agora ninguém sabe se eles continuarão envolvidos ou não. A Silver Pictures também está envolvida com o projeto, mas a companhia não quis dar nenhuma declaração sobre o filme.

Questões de representatividade na mídia se tornaram um assunto recorrente nos últimos anos, com mais estúdios em Hollywood se esforçando para incluir todo tipo de atores em seus filmes e séries. Entretanto, algumas controvérsias ainda aparecem de tempos em tempos, principalmente quando se trata de whitewashing/embranquecimento (mudar a etnia ou raça do personagem e torna-lo branco na produção) e ciswashing. A própria Johansson já havia sido alvo de críticas de embranquecimento no filme A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell – o filme foi baseado em um mangá japonês e o público viu Johansson no papel de uma personagem que era originalmente asiática.

Teremos que aguardar para ver se alguma companhia irá investir no filme, mesmo sem o nome de uma estrela ligada ao projeto, mas com a consciência de que estará passando uma mensagem correta para o público.