Rutger Hauer, conhecido por viver vilão de Blade Runner, morre aos 75 anos

Rutger Hauer, o versátil ator holandês que atuou em Blade Runner como Roy Batty, morreu em 19 de julho em sua casa na Holanda, após uma breve doença. Ele tinha 75 anos.

O agente do ator, Steve Kenis, confirmou a notícia e disse que o funeral de Hauer foi realizado na quarta-feira.

Bonito, enérgico e fluente em várias línguas, Hauer fez sua primeira aparição no final dos anos 60 na Holanda como a estrela da série de TV medieval Floris. Ele saltou para o topo do estrelato holandês em 1973, ao lado de Monique van de Ven no drama sexualmente explosivo Louca Paixão, que se tornou um sucesso de bilheteria e ganhou um Oscar como melhor filme estrangeiro.

Depois de mais alguns trabalhos na Holanda que se tornaram sucessos de arte nos EUA, Hauer seguiu para uma carreira em Hollywood.

Seu desempenho mais querido veio em um filme que foi um fracasso retumbante em seu lançamento original. Em 1982, ele interpretou o assassino Roy Batty, o líder de uma gangue de replicantes fora-da-lei, contracenando com Harrison Ford no sci-fi noir clássico de Ridley Scott, Blade Runner. O filme se tornou um cult popular e influente e Batty provou ser o papel mais indelével de Hauer.

Mais recentemente, ele apareceu em dois filmes de 2005: interpretou o Cardeal Roark em Sin City: A Cidade do Pecado e foi o vilão corporativo que Bruce Wayne descobre estar comandando a Wayne Corp. em Batman Begins de Christopher Nolan.

Além de atuar, ele era ativo em causas sociais. Hauer era patrocinador da organização ambientalista Greenpeace e do fundador da Starfish Association, organização sem fins lucrativos dedicada à conscientização sobre a AIDS.