O ator, diretor e produtor Robert Redford, um dos maiores nomes da história de Hollywood, morreu nesta terça-feira, 16 de setembro de 2025, aos 89 anos, em sua casa em Sundance, nas montanhas de Utah. A informação foi confirmada pela executiva Cindi Berger, da Rogers & Cowan PMK, em comunicado enviado à Variety
“Robert Redford faleceu em 16 de setembro de 2025, em sua casa em Sundance — o lugar que ele amava, cercado por aqueles que amava. Sentiremos muita falta dele. A família pede privacidade”, declarou Berger.
Redford foi um verdadeiro ícone do cinema, conhecido inicialmente como galã de Hollywood em clássicos como Butch Cassidy (1969), Golpe de Mestre (1973), Nosso Amor de Ontem (1973), Três Dias do Condor (1975) e Todos os Homens do Presidente (1976). Sua carreira, no entanto, ultrapassou o estrelato: em 1980, conquistou o Oscar de Melhor Diretor pelo drama Gente como a Gente, consolidando-se também atrás das câmeras.
Além de seu talento artístico, Redford se tornou um dos maiores defensores do cinema independente ao fundar, em 1981, o Instituto de Cinema de Sundance e, posteriormente, o Festival de Sundance, que revelou gerações de novos cineastas e se tornou referência mundial para produções fora do circuito de Hollywood.
Nos últimos anos, o ator vinha reduzindo sua participação em filmes. Seu último grande papel foi em Vingadores: Ultimato (2019), quando retornou brevemente ao universo da Marvel como o Secretário Alexander Pierce, ao lado de outros veteranos do estúdio, como Michael Douglas e Tilda Swinton.
Robert Redford deixa a esposa Sibylle Szaggars, dois filhos e netos, além de um legado imensurável que atravessa a história do cinema clássico e independente.