Certamente haverá grandes sucessos nas bilheterias de 2020, mas também existem alguns filmes que podem ter dificuldades considerando uma variedade de fatores. Alguns dos filmes, como os de super-heróis, sequências e remakes altamente aguardados provavelmente farão muito dinheiro, mas, infelizmente, sempre há muitos outros filmes que tendem a fracassar nas bilheterias ou a ter um desempenho abaixo do esperado.
Curiosamente, 2020 parece ser um ano muito diferente de 2019. Primeiro, não há um novo Star Wars este ano e o Universo Cinematográfico Marvel está dando um passo atrás ao lançar apenas dois filmes em vez de três. Além disso, os filmes de sucesso que estão lançando não fazem parte de franquias inovadoras, embora ainda sejam nomes conhecidos. E ainda por cima, os estúdios de Hollywood estão tentando experimentar uma variedade de gêneros e propriedades.
O fato é que, neste momento, os filmes que teriam sido sucessos surpreendentes há 10 ou 20 anos não funcionam mais no grande esquema das coisas. Com isso em mente, aqui estão os maiores riscos de bilheteria de 2020.
Sonic – O Filme
Os filmes de videogame não têm um histórico forte de bilheteria e a Paramount Pictures tem um histórico recente ainda pior de bilheteria com o lançamento de filmes para a família. Porém, Sonic – O Filme foi uma enorme surpresa, mesmo com todas as mudanças realizadas no visual do personagem e aquele ar de que daria tudo errado, o longa bateu recorde e se tornou a maior abertura de um filme adaptado de game da história. Sonic – O Filme levou mais de 700 mil espectadores aos cinemas no Brasil e arrecadou mais de 57 milhões de dólares apenas no primeiro final de semana nos Estados Unidos.
Bloodshot
Vin Diesel conseguiu ter papéis importantes em duas das maiores franquias da história – Velozes e Furiosos e o Universo Cinematográfico Marvel. Fora dessas duas sagas, no entanto, Diesel tende a fracassar nas bilheterias. Os únicos filmes fora dessas duas franquias em que ele estrelou e que faturaram mais de 20 milhões de dólares foram A Batalha de Riddick de 2004, Operação Babá de 2005 e os dois filmes da franquia Triplo X, três dos quais lançados há pelo menos 15 anos. Isso não é um bom presságio para o seu mais novo longa, Bloodshot. Ainda assim, os filmes de super-heróis geralmente levam muita gente aos cinemas e o fato de ser o único blockbuster com lançamento em março de 2020 poderia ajudar Bloodshot a superar as probabilidades e dar a Diesel um de seus maiores sucessos fora das gigantescas franquias.
Os Novos Mutantes
Originalmente, Os Novos Mutantes deveria ter sido lançado em abril de 2018, mas após vários atrasos e a compra da 21st Century Fox pela Disney, o filme se viu em uma área cinzenta peculiar. Parece que agora finalmente terá sua estreia em abril de 2020. Os filmes adiados por um período de tempo tão longo raramente se destacam nas bilheterias e há uma boa chance de Os Novos Mutantes ser amplamente ignorado pelo público, assim como o último filme mutante da Disney/Fox, X-Men: Fênix Negra. No entanto, os filmes de terror têm conquistado níveis sem precedentes de bilheteria de sucesso nos últimos anos e a fusão de super-heróis com esse gênero pode ser uma receita para a glória das bilheterias. O fato de Os Novos Mutantes ser um projeto muito mais barato que X-Men: Fênix Negra significa que a barreira para o sucesso de bilheteria é muito menor. Depois de tudo que passou, Os Novos Mutantes ser lançado já é uma vitória.
Artemis Fowl: O Mundo Secreto
Artemis Fowl: O Mundo Secreto estava originalmente programado para um lançamento em agosto de 2019, mas foi adiado para 2020. Agora, este filme dirigido por Kenneth Branagh está empoleirado no final de maio de 2020 em um espaço que viu muitas perdas de bilheteria para a Disney nos últimos anos através de filmes como Han Solo: Uma História Star Wars, Alice Através do Espelho e Tomorrowland: Um Lugar Onde Nada é Impossível. No entanto, Aladdin provou no ano passado que o título certo da Disney pode ter sucesso nesse período e a extrema popularidade da série de livros Artemis Fowl poderia ajudar a torna-lo um sucesso de bilheteria. Seus maiores obstáculos neste momento são o alto nível de competição de filmes para a família que serão lançados em maio de 2020, como Scooby-Doo e o novo filme do Bob Esponja.
Top Gun: Maverick
Assim como Vin Diesel, hoje em dia Tom Cruise consegue gerar muitos milhões em bilheteria com a franquia Missão: Impossível, mas não conseguiu encontrar um sucesso consistente fora dessa série. Isso está muito longe dos dias em que Cruise era uma máquina de gerar dinheiro nos anos 1980 e 1990. Desde Guerra dos Mundos, de 2005, o único filme que não é da franquia Missão: Impossível que ele atuou e que passou dos 100 milhões de dólares no mercado interno foi No Limite do Amanhã, de 2014. O fato de Top Gun: Maverick estar conectado a um dos filmes mais populares de Cruise deveria teoricamente ajudá-lo a evitar ser um fracassado nas bilheterias. No entanto, o público tem torcido o nariz nos últimos meses para várias sequências aparentemente infalíveis (principalmente O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio e Doutor Sono) e a demanda por mais aventuras de Top Gun não parece tão pronunciada quanto a demanda por mais filmes de Jurassic Park antes do lançamento de Jurassic World.
Morbius
A próxima etapa do universo Marvel da Sony está prestes a chegar. Seguindo os passos do grande vilão das bilheterias Venom está Morbius, outro longa baseado em um inimigo do Homem-Aranha sombrio e assustador e estrelado por um ator famoso (neste caso, Jared Leto). A Sony deu a Morbius uma data de estreia no final do verão americano que tem sido usada com grandes sucessos nas bilheterias nos últimos anos, incluindo Guardiões da Galáxia, Esquadrão Suicida e os dois últimos filmes da franquia Missão: Impossível. No entanto, Morbius tem uma série de desvantagens que Venom não teve que enfrentar, a principal delas é que o personagem Morbius não é nem de longe tão popular quanto Venom. Sobre a data de em 30 de julho de 2020, o período de férias realmente sempre atrai mais pessoas aos cinemas, porém isso também significa que Morbius será lançado no final de um mês recheado de filmes novos, incluindo Free Guy – Assumindo o Controle e o aguardado Tenet. O marketing de Morbius terá que trabalhar horas extras para destacar esse filme em um mercado movimentado, embora sua data de lançamento e o forte histórico de bilheteria dos filmes da Marvel deem a ele algumas vantagens.
BIOS
BIOS é dirigido por Miguel Sapochnik e é uma abordagem apocalíptica da história de um homem e seu cachorro. Tom Hanks interpreta uma das últimas pessoas do planeta Terra e ele constrói um amigo robô para ele e seu cachorro. Enquanto Hanks teve um punhado de filmes de bilheteria ruim, como Larry Crowne: O Amor Está de Volta e Inferno, ao longo dos anos, ele geralmente é ator confiável em termos de garantir dinheiro, como mais recentemente visto pelo sucesso de Um Lindo Dia na Vizinhança. No entanto, outubro de 2020 está repleto de opções para os espectadores, graças a Morte no Nilo e Venom 2. Um título original como o BIOS pode se perder facilmente se a Universal e a Amblin não montarem uma campanha de marketing certa.
Snake Eyes
Levando em conta o enorme sucesso de Bumblebee, de 2018, a Paramount está tentando reviver mais uma franquia de ação baseada em uma linha de brinquedos da Hasbro, nesse caso, G.I. Joe, transformando seu personagem mais popular em uma produção solo que pode reiniciar toda a saga. Isso coloca muita pressão nos ombros de Snake Eyes e resta saber se a Paramount pode montar uma campanha de marketing, bem como um filme bem recebido, que pode reverter a trajetória descendente das bilheterias dos filmes de G.I. Joe. As pessoas verão esse novo filme como uma abordagem refrescante assim como foi Bumblebee ou simplesmente vão ignorar sua existência?
Godzilla vs. Kong
Desde novembro de 2008, todo fim de semana antes do Dia de Ação de Graças, exceto em 2018, quando Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald tiveram um desempenho inferior ao esperado, conseguiu entregar um sucesso de bilheteria que arrecadou mais de 200 milhões de sólaresno mercado interno. O próximo a ser lançado antes do Dia de Ação de Graças e que espera continuar com essa tradição é Godzilla vs. Kong. O interessante, no entanto, é que Godzilla vs. Kong pertence ao MonsterVerse, que nunca lançou um filme que se aproximou desses 200 milhões de dólares. Para começar, o último título do MonsterVerse, Godzilla: Rei dos Monstros, atingiu uma bilheteria doméstica baixa para a franquia. Combinar Godzilla com uma fera icônica como King Kong em um fim de semana de feriado nos EUA provavelmente garantirá uma bilheteria notavelmente maior do que Rei dos Monstros. No entanto, a sequência de Animais Fantásticos acima mencionada mostrou que nem todo filme lançado antes do Dia de Ação de Graças encontra sucesso nas bilheterias.
Duna
A Warner Bros e a Legendary não poderiam ter escolhido uma data de lançamento melhor para sua nova versão de grande orçamento de Duna. O longa com direção de Denis Villeneuve está agendado para 18 de dezembro de 2020, o que significa que agora segue os passos da trilogia Hobbit, Aquaman e quatro dos novos filmes de Star Wars, sendo a grande aposta de ação do final do ano. Mas, apesar da ótima data de estreia, o material de origem de Duna tem bem menos popularidade do que a Terra-média, a DC Comics e Star Wars. Filmes de ficção científica que não vêm com o selo da Marvel Studios ou da Lucasfilm têm sido difícil de vender para o público em geral ultimamente, tanto que recentemente, Blade Runner 2049, o filme anterior de Villeneuve não teve uma bilheteria tão boa quanto o esperado. No entanto, com uma data especial de lançamento na época de Natal, Duna pode ter a chance de superar esses obstáculos. Suas chances aumentarão exponencialmente se a WB e a Legendary montarem juntas uma campanha de marketing tão distinta quanto as que eles criaram para colaborações anteriores como Pokemon: Detetive Pikachu e Kong: A Ilha da Caveira.
Qual desses filmes você está doido pra ver e qual deles acha que vai ter uma bilheteria ruim? Conta pra gente nos comentários.