Durante o The Walt Disney Company Investor Day, a Disney anunciou que a animação Raya e o Último Dragão será lançada de forma simultânea no serviço de streaming Disney+ e nos cinemas. O lançamento acontecerá da mesma forma que Mulan nos EUA, onde os assinantes precisaram pagar para assistir o longa de forma antecipada. Depois do período de lançamento nos cinemas, o filme ficará de forma gratuita para os assinantes.
O novo cartaz do filme foi divulgado durante o evento.
Na trama, há muito tempo, no mundo de fantasia de Kumandra, humanos e dragões viviam juntos em harmonia. Mas quando uma força maligna ameaçou a terra, os dragões se sacrificaram para salvar a humanidade. Agora, 500 anos depois, o mesmo mal voltou e cabe a uma guerreira solitária, Raya, rastrear o lendário último dragão para restaurar a terra despedaçada e seu povo dividido. No entanto, ao longo de sua jornada, ela aprenderá que será necessário mais do que um dragão para salvar o mundo – também será necessário confiança e trabalho em equipe.
Raya terá a voz de de Kelly Marie Tran (Star Wars: Os Últimos Jedi), a primeira asiática a liderar um filme de animação da Disney. O papel titular foi originalmente definido para ser dublado por Cassie Steele (Rick e Morty), mas os cineastas e o estúdio optaram por ajustar sua visão e trazer Tran como a estrela principal. Awkwafina (The Farewell) também está no elenco de vozes como o último dragão Sisu.
Leia também: Once Upon a Snowman | Curta do Disney+ sobre Olaf ganha trailer
Raya e O Último Dragão estreia em março de 2021 no Brasil. O longa é dirigido por Don Hall e Carlos López Estrada, co-dirigido por Paul Briggs e John Ripa.