Quantos filmes Quentin Tarantino fez na verdade?

Quantos filmes Quentin Tarantino realmente fez?

Tarantino planeja lançar apenas mais um longa para cumprir seu objetivo de dirigir 10 filmes, mas, dada a sua filmografia completa, ele já pode ter feito mais de nove filmes. Era Uma Vez Em Hollywood foi anunciado como nono filme do diretor, mas, na realidade, é seu décimo.

Desde 1987, Tarantino dirigiu um curta-metragem, um segmento dentro de um filme e vários longas-metragens. Ele também escreveu vários roteiros para filmes que ele não dirigiu e uma vez foi “diretor convidado” para uma sequência em um filme de Robert Rodriguez. Então, qual é o número real? Quantos filmes Tarantino fez levando tudo em conta?

De acordo com o próprio Tarantino, Era Uma Vez Em Hollywood marca seu nono filme, então resta mais um para fazer antes de se aposentar. Mas na verdade ele dirigiu 10 longas-metragens. Aqui estão todos os filmes que Tarantino tem sua lista: Cães de Aluguel (1992), Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994), Jackie Brown (1997), Kill Bill (2003/2004), À Prova de Morte (2007), Bastardos Inglórios (2009), Django Livre (2012), Os Oito Odiados (2015) e o mais recente Era Uma Vez Em Hollywood (2019). No entanto, isso só faz sentido se você não dividir Kill Bill.

Da perspectiva de Tarantino, Kill Bill é um filme. Mas, na realidade, foram dois lançamentos separados – a primeira parte saiu em 2003 e a segunda em 2004. Claro, é tudo uma história, mas esses são dois filmes – da mesma forma que Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 e Parte 2 são filmes separados. Com isso em mente, a contagem de filmes de Tarantino seria de 10 e isso se não contarmos seu primeiro filme, My Best Friend’s Birthday (1987), que nunca foi lançado oficialmente.

Claro, Tarantino pode muito bem escolher, artisticamente, manter Kill Bill como um filme, mas isso não muda o fato de que ele realmente dirigiu mais de nove filmes. Além do mais, Tarantino fez muito mais do que apenas dirigir, ele também é roteirista e ator, tendo escrito roteiros para Amor à Queima Roupa (1993) de Tony Scott, Assassinos por Natureza (1994), de Oliver Stone e Um Drink no Inferno (1996), de Robert Rodriguez, além de ter liderado um segmento – “The Man From Hollywood “- para o filme Grande Hotel, de 1995.

Resumindo, nove filmes foram escritos e dirigidos por Tarantino e lançados oficialmente, mas os fãs do cineasta tem muito mais material para ver além da contagem oficial.

Era Uma Vez Em Hollywood chega aos cinemas brasileiros no dia 15 de agosto.