Jamie Foxx (Luta por Justiça) confirmou recentemente que está treinando para uma cinebiografia de Mike Tyson e que o filme cobrirá a jornada do boxeador. Ainda não está claro se Finding Mike se concentrará principalmente na carreira profissional de Tyson ou se haverá um extenso capítulo sobre a vida do boxeador fora do ringue. Com base nas informações disponíveis, é possível reunir uma linha do tempo lógica.
Em 2015, Foxx afirmou que Terence Winter e Martin Scorsese estavam ligados ao projeto, mas ele não os identificou pelo nome durante uma recente conversa no Instagram Live sobre o processo de pré-produção. Dado que Scorsese está atualmente trabalhando em seu próximo longa, Killers of the Flower Moon, ele pode ser descartado. Quanto à premissa básica, porém, parece plausível que Finding Mike cubra várias décadas. Afinal, Tyson anunciou seu retorno em 2020 e em breve retornará aos ringues aos 53 anos; uma reviravolta na vida real que, sem dúvida, influenciará a cinebiografia de Foxx de alguma forma.
Jamie Foxx confirmou recentemente que ele está treinando fisicamente para se parecer com Mike Tyson durante os estágios iniciais da carreira do boxeador e postou algumas fotos em seu perfil no Instagram. Foxx declarou que deseja retratar a transformação de Tyson em um homem pacífico após a morte de sua filha de quatro anos, Exodus, em 2009. Então, Finding Mike provavelmente começará no início dos anos 80, quando Cus D’Amato se tornou o guardião legal de Tyson e começou a treiná-lo. O ato final provavelmente cobrirá os anos após a luta profissional final em 2005 e como ele permaneceu uma figura relevante da cultura pop devido a aparições em filmes como Se Beber Não Case, Ajuste de Contas e Entourage: Fama & Amizade. No entanto, a maior parte de Finding Mike aparentemente registrará a ascensão e o declínio repentino do boxeador, com ênfase especial nos anos turbulentos entre 1990 e 1997.
Para fins de exposição, Finding Mike cobrirá as experiências adolescentes de Tyson que o motivaram a se tornar um boxeador. O filme também mostrará como ele se tornou campeão dos pesos pesados, aos 20 anos, ao nocautear Trevor Berbick em 1986. A partir daí, a cinebiografia de Tyson sublinhará a personalidade da cultura pop do boxeador. Além disso, é impossível ignorar a prisão de Tyson em 1991 por estupro e como ele perdeu vários anos de sua carreira no boxe depois de ser encarcerado de abril de 1992 a março de 1995. Ao ser libertado, Tyson venceu quatro lutas consecutivas antes de perder duas vezes para Evander Holyfield, com uma das lutas envolvendo Tyson mordendo um pedaço da orelha de seu oponente – agora um infame momento da cultura pop do final dos anos 90.
Se Finding Mike for sobre redenção, como Foxx sugeriu, a cinebiografia se concentrará no acerto de contas do boxeador com seu declínio na carreira, sua percepção pública e seus crimes contra os outros. O fato de Tyson ter conseguido manter seu status de celebridade durante a Era Digital adiciona outra camada de profundidade narrativa. Se Mike Tyson realmente voltar ao ringue e ter sucesso na divisão de pesos pesados, Finding Mike pode se tornar o filme de boxe mais icônico dos últimos anos.