A MUBI anunciou o lançamento remasterizado da Trilogia Pusher, escrita e dirigida por Nicolas Winding Refn (Drive) e estrelada por Mads Mikkelsen (Druk – Mais Uma Rodada), Kim Bodnia (F1: O Filme) e Zlatko Burić (Triângulo da Tristeza). Os filmes chegam com exclusividade à plataforma em 18 de julho. Considerada um clássico cult e um marco do cinema de ação europeu, a trilogia narra a história de personagens imersos no submundo do crime em Copenhague. E foi responsável por alavancar as carreiras, tanto de Refn, quanto de Mikkelsen.
A versão restaurada de Pusher teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Veneza de 2024, na seção competitiva Venice Classics: Filmes Restaurados. Além de marcar a ascensão de Refn, o primeiro filme já tem um histórico de reconhecimento internacional — estreou originalmente no Festival Internacional de Toronto, foi selecionado para a Semana da Crítica de Cannes e exibido no Festival de Cinema de Londres —, consolidando-se como uma estreia notável de um diretor promissor.
No primeiro filme, Frank (Kim Bodnia), um pequeno traficante de drogas, enfrenta a pior semana de sua vida quando uma negociação de heroína dá errado, deixando-o endividado com o chefão do tráfico dos Bálcãs, Milo. À medida que a semana avança, Frank tenta desesperadamente conseguir o dinheiro em meio à crescente pressão do implacável criminoso. Seu desespero aumenta de forma descontrolada quando nada sai como o planejado, e ele é forçado a encarar as consequências drásticas de sua própria situação autodestrutiva.
A trama se desdobra nas continuações Pusher II: Mãos De Sangue (2004), em que Tonny (Mads Mikkelsen), um criminoso de baixa patente, luta para conquistar o respeito do pai enquanto navega por um submundo perigoso, e Pusher III: O Anjo Da Morte (2005), que acompanha Milo (Zlatko Burić), um chefão da droga de meia-idade que tenta manter seu império em decadência enquanto enfrenta demônios pessoais — incluindo o vício — e os desafios de manter sua autoridade em um cenário criminal em transformação. A trilogia mergulha mais fundo nas vidas desses personagens, todos enredados na violência e no caos do crime.
Cada um dos filmes destaca temas como lealdade, sobrevivência e moralidade em um mundo onde as escolhas frequentemente determinam o destino. Agora, em versão restaurada, a trilogia estará disponível para novos fãs e para aqueles que desejam revisitar essa saga icônica.
Nicolas Winding Refn é um cineasta e roteirista dinamarquês visionário e premiado, que alcançou reconhecimento internacional com Pusher. O diretor é conhecido por obras aclamadas em festivais, como Demônio de Neon (2016), indicado à Palma de Ouro em Cannes, e Só Deus Perdoa (2013), além do indicado ao Oscar Drive (2011), que lhe rendeu o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes. Seu portfólio também inclui Bronson (2009), indicado ao Grande Prêmio do Júri na categoria Cinema Mundial – Drama no Festival de Sundance, assim como o filme Bleeder (1999), selecionado para o Festival de Veneza.