Por que Harry Potter é tão rico e quanto dinheiro ele tem

Os pais de Harry Potter foram mortos quando ele tinha um ano de idade e ele morou com sua tia trouxa por dez anos, então foi uma grande surpresa para ele – assim como para leitores e espectadores – que seus pais tenham deixado muito dinheiro para ele.

Em 1997, J.K. Rowling apresentou aos leitores um mundo de magia através da história do “menino que sobreviveu” em Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro do que se tornaria uma série de sete romances, que terminou em 2007 com Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Harry Potter e companhia deram um salto para a tela grande em 2001 e todos os livros foram adaptados, com o livro final sendo dividido em dois filmes. A saga de filmes Harry Potter levou o Mundo Bruxo a um público mais amplo, expandindo ainda mais a base de fãs dos livros e também tornando ainda maiores algumas perguntas deixadas pelos romances. Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, o público aprendeu que Harry não precisaria se preocupar em pagar pelo material escolar e muito mais, pois seus pais o deixaram uma pequena fortuna no cofre número 687 de Gringotes, mas quanto dinheiro havia lá?

Quando Hagrid levou Harry para Gringotes para sacar algum dinheiro e comprar material escolar no Beco Diagonal, foi revelado que o cofre estava cheio de galeões e que ele nunca precisaria se preocupar em não ter dinheiro suficiente para livros, roupas e outras despesas. Isso, é claro, fez os fãs se perguntarem como Tiago e Lílian Potter (que tinham apenas 21 anos quando foram mortos) foram capazes de deixar tanto dinheiro para Harry e a resposta pode ser encontrada em algumas gerações atrás na árvore genealógica da família Potter.

Em uma postagem no Wizarding World (o antigo Pottermore), Rowling explicou como os Potter deixaram uma quantia tão grande de dinheiro para o filho – e tudo isso graças a Linfred de Stinchcombe. Um homem excêntrico, porém amado, que foi apelidado de “o Potterer”, que depois se transformou em “Potter”, e seus vizinhos trouxas frequentemente procuravam seus serviços medicinais. Todos os seus experimentos o levaram a criar inúmeros remédios que evoluíram para poções “ainda usadas até hoje”, entre elas a poção que Madame Pomfrey deu a Harry para regenerar os ossos do braço e a Poção Pepper-Up, que deu início a fortuna da família Potter.Cada membro da família Potter continuou trabalhando para manter a fortuna, mas foi Fleamont Potter (avô de Harry) quem “pegou o ouro da família e o quadruplicou” criando a Poção do cabelo de Sleekeazy.

Quanto ao dinheiro que Harry Potter tinha, alguns fãs tentaram calculá-lo de acordo com quantos galeões são exibidos no filme e chegaram a conclusão de que havia mais de 50 mil moedas no cofre. Levando em conta que Rowling revelou que um galeão vale cerca de 5 libras, a fortuna de Harry no início da série era de cerca de 250 mil libras, o que equivale a mais de um milhão e meio de reais hoje. Vale a pena notar que, após a morte de Sirius Black, Harry herdou o restante de sua riqueza em ouro, então ganhou um dinheiro extra depois de Harry Potter e a Ordem da Fênix.

O dinheiro que Harry Potter herdou foi suficiente para ele não se preocupar com isso durante seus anos de escola, mas ele obviamente teve que trabalhar depois disso para manter a fortuna da família e garantir que seus filhos também tivessem algum dinheiro.