Personagens femininas de Pantera Negra não caem na tradicional rivalidade

Lupita Nyong’o (12 Anos de Escravidão) e Letitia Wright (Humans) falaram sobre Pantera Negra e como o filme mostra as personagens femininas de forma inteligente, sem cair nos clichês que costumamos ver em outros filmes de super-heróis.

A Marvel Studios vai abrir seu décimo ano com Pantera Negra, um filme que traz um elenco estelar formado quase que completamente por pessoas negras e dirigido por Ryan Coogler (Creed: Nascido para Lutar). A narrativa especifica do filme ainda está encoberta, mas nós esperamos que tenha algum aspecto político e até mesmo espiritual com T’Challa indo para casa no escondido país Wakanda como seu novo rei e protetor. Seu reinado, infelizmente, não será fácil já que várias facções ameaçam sua posição na nação. Com uma crise por todo o país trazida por fatores tanto internos quanto externos, ele precisará da ajuda das mulheres fortes de sua vida, entre elas Nakia (Nyong’o) e sua inteligentíssima irmã Shuri (Wright).

Em uma entrevista a Teen Vogue, as mulheres de Pantera Negra contaram como Coogler montou uma história que faz as personagens femininas brilhares de uma forma que mostra o quanto elas são poderosas, mas sem a necessidade de passar por cima uma da outra. Nyong’o, em particular, explicou que Coogler fez um grande esforço para mostrar tanto a sua personagem como a de Wright como igualmente capazes e como indivíduos independentes que são fundamentais para a narrativa do filme:

“Ryan fez questão de evitar a esperada narrativa de mulheres rivais. Nesse gênero, onde spandex está envolvido, muitas vezes as mulheres são colocadas umas contra as outras. Na nossa história existem tantas mulheres diferentes que possuem seu próprio espaço. Mulheres podem competir umas com as outras, é claro, mas isso não quer dizer que exista falta de amor ou respeito”

A ganhadora do Oscar continua falando especificamente sobre Nakia, que os leitores dos quadrinhos já sabem que tem uma relação tumultuada com T’Challa e em certo ponto até acabou se tornando uma das adversárias do rei. Mas Nyong’o disse que na adaptação para as telonas sua personagem será diferente da dos quadrinhos. A partir do momento que ela viu que o filme da Marvel teria “relevância política e social” ela resolveu entrar de cabeça. “Minha personagem Nakia foi baseada no que você vê nos quadrinhos. Ela é uma mulher independente, muito patriota, mas também questiona bastante sua sociedade, eu gosto disso”, ela revela.

A carreira de Wright está começando a decolar agora já que estará em dois grandes filmes além de Pantera Negra, Jogador Nº 1 e Vingadores: Guerra Infinita. Para ela, interpretar Shuri “foi tão refrescante. Ela é forte e pode dar porrada. Ela é inteligente, ela ama Wakanda e ela ama criar novas tecnologias para proteger seu povo. Mas você consegue ver quando ela está com medo, quando ela está assustada, quando ela teme por sua família”

Veremos como T’Challa, ao lado de seus aliados, resolverá o conflito dentro de Wakanda e como Shuri e Nakia irão influenciar na resolução da crise da nação de Pantera Negra. De qualquer forma, o país em breve precisará colocar uma frente unida se quiserem ter uma chance de sobreviver. Há uma ameaça ainda maior com a chegada de Thanos na Guerra Infinita e como a nação parece ser a casa de uma das Joias do Infinito, nós temos certeza que o titã não vai perder tempo para conseguir o que ele quer.

Pantera Negra chega aos cinemas no dia 15 de fevereiro de 2018.