Perrengue Fashion
Divulgação
Perrengue Fashion
Divulgação

Perrengue Fashion, uma boa comédia com pitadas de reflexão

Em Perrengue Fashion acompanhamos a influenciadora de moda Paula Pratta (Ingrid Guimarães), que sonha com uma oportunidade de trabalhar com alguma grife renomada. A oportunidade finalmente chega quando ela é convidada para uma campanha publicitária de Dia Das Mães para a Gucci e com um fotógrafo de grande prestígio. A grande questão é que ela precisa realizar o ensaio fotográfico ao lado do filho, Cadu (Filipe Bragança), que detesta aparecer. Seus planos de trabalhar com a marca famosa e tão querida por ela são ameaçados quando Cadu, que estava estudando nos Estados Unidos, não aparece em São Paulo para realizar a sessão de fotos.

Paula descobre que seu filho está vivendo em uma ecovila sustentável na Floresta Amazônica e dedicando sua vida ao ativismo ambiental. Então embarca, ao lado de Taylor (Rafa Chalub), seu assistente, para o norte do país com a intenção de arrastar Cadu de volta com ela. O melhor amigo gay e personal stylist da blogueira cuida tudo para ela, então certamente será um grande aliado nessa viagem. Ainda mais que o motivo da ida até o norte do país não é exatamente se reconectar com o filho, mas reafirmar seu status de influencer e garantir que a campanha seja realizada. Claro, essa jornada fará com que Paula passe a questionar seus valores, a relação com o filho e suas prioridades na vida.

E não poderia faltar um pouco de romance em meio aos perrengues na floresta. Ao chegar na ecovila, Paula conhece e Lorenzo (Michel Noher), uma espécie de líder comunitário e a pessoa que colocou na cabeça de Cadu os novos ideais que ele vem seguindo. Esses momentos que seguem os moldes de comédias românticas, entregam beijos, sexo e até mesmo um plot divertido.

Grande parte da comédia de Perrengue Fashion está no fato de duas pessoas totalmente urbanas, fashionistas e sem noção se aventurarem no meio da floresta. Para Taylor, tudo pode virar conteúdo e ele está sempre gravando stories ou garantindo uma boa imagem para o feed. O choque cultural entre São Paulo e Amazônia, o estranhamento com a culinária, os preconceitos em relação à população local e vida comunitária são usados como base para as muitas gracinhas de Ingrid Guimarães e Rafa Chalub – dupla que tem uma química incrível e certamente consegue manter o público interessado.

A fotografia do filme é belíssima, mostrando rios, montanhas, florestas, vilarejos e até mesmo árvores específicas. A Amazônia é um dos personagem dessa história e sua beleza é bem explorada em cenas panorâmicas de tira o fôlego. E claro, o figurino de um filme que fala sobre moda também precisa ser especial. Paula Pratta desfila pela mata com salto alto e roupas luxuosas dignas de uma semana de moda, o que torna esses momentos ainda mais engraçados.

Ao tornar-se praticamente uma personagem para viver de aparências online, Paula acaba conturbando o relacionamento com o filho, que procura seguir um caminho muito diferente do da mãe. Apesar de leve, o filme traz uma boa crítica à esse mundo onde influencers e blogueiras exploram a imagem dos filhos para conseguirem mais seguidores, mais likes e mais dinheiro. Além de falar sobre a era digital em que vivemos e trazer temas relacionados à maternidade, a diretora Flávia Lacerda (O Auto da Compadecida 2) e os roteiristas Célio Porto (Desculpe o Transtorno), Edu Araújo (Match nas Estrelas), Marcelo Saback (Dois Mais Dois) e Ingrid Guimarães (Minha Irmã e Eu) procuram também incluir assunto de extrema urgência e importância para o planeta, como o consumismo extremo e a sustentabilidade no mundo da moda. Essas temáticas são inseridas na trama de modo bastante orgânico e servem como um fio narrativo interessante.

Essas questões mais sérias são tratadas de maneira superficial e são trazidos muitos estereótipos, principalmente em relação aos povos do norte do país. Ainda assim, Perrengue Fashion consegue equilibrar humor e críticas de uma forma que certamente conseguirá atrair público para as salas de cinema – ainda mais por ser protagonizado por uma das maiores comediantes do cinema brasileiro.

Perrengue Fashion, a primeira produção brasileira Amazon MGM Studios para as salas de cinema, estreia em 9 de outubro, com distribuição da Paris Filmes e da Downtown Filmes.

3

Bom

Perrengue Fashion tem momentos engraçados e um elenco muito carismático. Apesar não se aprofundar nos assuntos mais sérios, o filme os apresenta para o espectador, que é levado a refletir sobre a situação do planeta enquanto se diverte.

Conteúdo relacionado

Críticas

Mais lidas