Perfekta: Uma Aventura da Escola de Gênios é uma aventura super tecnológica baseada na premiada série infantil Escola de Gênios. Na trama, os super inteligentes Isa (Sophia Rosa), Tom (Enzo Ignácio) e Linus (Murilo Gricolo) precisam salvar a memória de Einstein, o mais antigo robô da Escola, que foi invadido por um vírus letal após uma tentativa de upgrade. Isa o considera uma tecnologia ultrapassada e chata por conta de sua comunicação via emojis, então ela tenta atualizar o robozinho por conta própria, mas, sem querer, acaba afetando a memória de Einstein.
Ela e seus amigos não conseguem resolver esse problema sozinhos e para isso terão que ir até o Laboratório Perfekta, onde vivem reclusos o renomado cientista Édison Thomás (Romulo Estrela), um dos primeiros alunos da Escola de Gênios, e sua filha Nano (Ana Carolina Leite). Chegando lá, eles descobrem que o local é um paraíso repleto de androides humanoides ultra realistas inspirados em grandes gênios, como Beethoven (Daniel Dantas), Isaac Newton (Roberto Birindelli) e Nikola Tesla (Hugo Gallo). Os brasileiros Machado de Assis (Heraldo Firmino) e o aviador Santos-Dumont (Marcos Lanza) também são habitantes de Perfekta.
Romulo Estrela interpreta um cientista que é ao mesmo tempo meio maluco, mas também um pai muito zeloso e protetor. Ele não quer as crianças por lá a princípio, mas depois percebe que pode ajudá-las e que elas podem virar amigas de sua filha. O problema é que sua Nano, após sofrer bullying na antiga escola e estar sofrendo com a morte da mãe, não quer mais ter contato com outros humanos. A garota, que também é superdotada, vive entre os androides e os considera amigos, além disso, vê Isaac Newton quase como uma segunda figura paterna, já que ele está sempre ao seu lado. Quando as crianças chegam ao local, ela acredita que não pode confiar neles e fará de tudo para expulsar os alunos da Escola de Gênios de seu parque.
Os comportamentos de Nano e de Isa ajudam a construir uma das mensagens mais importantes de Perfekta: Uma Aventura da Escola de Gênios, que é a construção de confiança, tanto da garota isolada que precisa se abrir para novas amizades, quando a recuperação de confiança, que as crianças precisam lidar após descobrir que Isa acidentalmente causou todos os problemas em que estão envolvidos. O longa também traz uma discussão importante sobre tecnologia, mostrando que ela pode ser nossa inimiga ou uma grande aliada, tudo depende de como será utilizada.
Além disso, ainda que superficialmente e de forma bastante simples, as crianças discutem assuntos como tecnologia, ciência e explicam um pouco sobre os nomes relevantes que aparecem em forma de robôs. E isso é um dos pontos mais positivos do filme, ele consegue entreter e informar sem subestimar a inteligência de seu público mais jovem, armadilha em que muitos filmes infantis caem. Se a forma lúdica e envolvente do filme falar sobre assuntos tão relevantes fizer com que as crianças levem esse interesse para fora da sala de cinema, o filme já terá conseguido ainda mais do que seu propósito.
A construção do mundo de Perfekta certamente será agradável para os pequenos, já que é um parque super colorido e repleto de coisas diferentes, como máquinas voadoras. Tudo parece ter sido pensado com bastante cuidado para atrair o público infantil. Com direção de João Daniel Tikhomiroff, o filme serve tanto para os que acompanham a série, quanto para quem nunca viu o material original, já que é uma história bem amarrada, com começo, meio e fim. Ele conta com novos personagens, mas também traz de volta alguns dos antigos alunos da Escola de Gênios, entre eles Isaac (Kaik Pereira Francisco), Loma (Stella Camargo) e Tesla (Julia Ramos Mendes), que fazem participações especiais.
Após estreia no Festival do Rio, Perfekta: Uma Aventura da Escola de Gênios chega aos cinemas em 17 de outubro nos cinemas.
Bom
Perfekta: Uma Aventura da Escola de Gênios é uma aventura lúdica e informativa que certamente é muito divertida para as crianças e traz discussões relevantes sobre tecnologia e confiança.