Peaky Blinders | Presença de Cillian Murphy no filme não é garantida

Ator garantiu o interesse em voltar, mas precisa de algumas condições

Imaginar um filme baseado no universo dos Peaky Blinders é o mesmo que imaginar Cillian Murphy retornando ao papel do protagonista Thomas Shelby, certo? Infelizmente, nem tanto. Confirmado em 2022, o longa está em desenvolvimento e acredita-se que chegará às telas de cinema em 2025, mas maiores novidades ainda não foram reveladas.

Quando lhe perguntaram sobre a possibilidade de retornar para o filme de Peaky Blinders, Murphy disse que reprisaria com prazer o papel de Tommy em um projeto subsequente, porém, com algumas condições. Especificamente, o ator revelou que se houver mais histórias para serem contadas, e se Steven Knight entregar um roteiro tão forte quanto o material com o qual trabalhou na série, então ele “estará lá”. Isso não significa necessariamente que Tommy estará de volta – é possível que ele não tenha um lugar no roteiro que Knight está desenvolvendo – mas certamente aumenta as chances de isso acontecer.

tommy shelby gif on Tumblr
Divulgação

O papel de Murphy em Peaky Blinders fez dele uma estrela de TV depois de anos desempenhando papéis coadjuvantes em filmes de grande sucesso. Em 2023, o papel protagonista em Oppenheimer finalmente deu a Murphy o status de grande sucesso que ele sempre mereceu. Repetir seu papel como Tommy em um filme baseado na série britânica seria a mudança de carreira perfeita para conciliar seu papel mais icônico na TV com sua nova fase cinematográfica.

O retorno de Murphy, porém, depende se Knight conseguir inventar uma história que traga Tommy de volta ao grupo depois que ele deixou sua família na temporada final. Steven Knight confirmou que estava trabalhando em um filme de Peaky Blinders na cerimônia do National Television Awards de 2022.

Seria tecnicamente possível fazer um filme de Peaky Blinders sem Tommy, mas seria muito melhor – e teria muito mais chances de sucesso – se ele retornasse. Cada vez que um programa de TV perde sua estrela, como aconteceu em The Office, por exemplo, a história tende a enfraquecer e a série acaba rapidamente na ausência deles. The Office sem Michael Scott parecia que faltava a cola que antes mantinha o elenco unido, e Peaky Blinders sem Tommy Shelby teria a mesma sensação.

Divulgação

A última temporada da série já proporcionou um final perfeito para a jornada de Tommy Shelby, quando ele finalmente encontrou sua paz. A trama termina com Tommy literalmente cavalgando em direção ao pôr do sol, mas isso não significa que sua história tenha que acabar. O filme de Peaky Blinders pode dar a Shelby sua própria versão da história, enquanto ele retorna à ação para um último assassinato antes de poder se aposentar totalmente de uma vida de crime.

Parece um final bastante definitivo, mas o filme de Peaky Blinders ainda pode ser desenvolvido a partir dele. Para onde Tommy foi depois que partiu? Ele voltou para a família ou partiu para criar uma nova vida para si mesmo? São varias teorias, mas só nos resta esperar.

Os episódios de Peaky Blinders estão disponíveis na Netflix.