Paris, texas Paris, texas

Paris, Texas ganha cartaz em comemoração ao seu 40º aniversário

A versão restaurada em 4K de Paris, Texas, ganhou um cartaz inédito para anunciar seu retorno aos cinemas brasileiros. Dirigido pelo cineasta alemão Wim Wenders, o filme será lançado no Brasil pela O2 Play, mesma distribuidora do longa mais recente de Wenders, Dias Perfeitos. O cartaz foi divulgado pela O2 Play em colaboração com a Wim Wenders Foundation no Instagram.

Após o sucesso de Dias Perfeitos nos cinemas brasileiros, a O2 Play adquiriu os direitos da versão restaurada de Paris, Texas, com o objetivo de apresentar a obra-prima de Wim Wenders a um novo público cinéfilo, além de presentear os fãs desse clássico que encanta gerações há 40 anos. Esse esforço faz parte da curadoria de clássicos da O2 Play, que recentemente trouxe outro relançamento comemorativo e restaurado para os cinemas brasileiros: o filme-concerto Stop Making Sense, de Jonathan Demme e Talking Heads.

Paris, Texas é considerado o filme mais popular e internacionalmente bem-sucedido de Wim Wenders. Aclamado pela crítica, recebeu uma série de prêmios internacionais importantes, incluindo a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1984. O filme retornou a Cannes em 2024, 40 anos depois, como parte da mostra Cannes Classics, onde o diretor subiu ao palco para apresentar a nova versão restaurada em 4K ao público do festival.

O filme conta a história de Travis (Harry Dean Stanton), um homem que é encontrado exausto e sem memória em um deserto no Texas, após quatro anos desaparecido. Aos poucos, ele começa a se recordar de sua vida e é acolhido pelo irmão Walt (Dean Stanton), que vive com sua esposa Anne (Aurore Clément). Juntos, eles também cuidam de Hunter (Hunter Carson), o filho de Travis, que gradualmente vai se reconectando com o pai. À medida que Travis e Hunter reconstroem seu relacionamento e desenvolvem uma forte amizade, o homem saí em busca de sua ex-esposa Jane (Nastassja Kinski).

Magnificamente fotografado por Robby Müller, Paris, Texas é uma poderosa declaração sobre autodescoberta, perda, redenção, reconciliação e os laços inquebráveis do amor e da família. As atuações excepcionais de Harry Dean Stanton e Nastassja Kinski, o roteiro magistral de Sam Shepard e a trilha sonora envolvente de Ry Cooder contribuíram para o status de filme cult do longa. A nova restauração em 4K faz com que o filme brilhe mais do que nunca.

A restauração digital do filme foi realizada em 2024. O negativo original de 35 mm foi digitalizado em 4K no L’Immagine Ritrovata, em Bolonha, com apoio financeiro do CNC. A restauração e a correção de cores ocorreram na Basis Berlin Postproduktion, com o apoio da Chanel e do German Film Heritage Funding Program (FFE).